Portal Revcom & Google Analytics: acessando a caixa-preta da informação
Palavras-chave:
Periódicos eletrônicos. Avaliação de acesso. Estatísticas de uso. Projeto Revcom/Portcom. Google Analytics. Revistas científicas em comunicação-MétricasResumo
A utilização de suporte eletrônico para a veiculação de conteúdos científicos possibilita maior acessibilidade e visibilidade destes últimos e, ao mesmo tempo, mais facilidade na análise deste alcance e uso pela comunidade de usuários. Deste modo, visando oferecer, aos editores das revistas de ciências da comunicação parceiras do Portal Revcom subsídios para tais análises, implementou–se ferramenta estatística para análise de logs de acesso com base no software Google Analytics. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as métricas geradas no período de abril a agosto de 2007, tanto das páginas introdutórias e iniciais do Portal como individualmente das onze revistas nele disponíveis na ocasião. As variáveis estudadas foram: (a) visitas e visitantes: número total e individual (por revista) de acessos e de usuários; (b) padrões de uso: número de páginas acessadas e respectivas médias, tempo de conexão (ou visita ao site) e a forma de acesso (se direto ou via sites de referências) e (c) perfil do usuário: procedência geográfica (país e cidade de origem do acesso) e perfil técnico (navegador e sistema operacional utilizado). Os resultados permitiram concluir que as revistas do Portal Revcom têm tido uma procura bastante considerável, além de comprovar que o fato de participarem de um Portal único, que congrega várias outras revistas da mesma área, potencializa sua visibilidade e acessibilidade. Porém, fica clara a necessidade de maiores ações e estratégias de divulgação junto à comunidade internacional, em especial junto a países de língua portuguesa e, mesmo, espanhola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Sueli Mara Ferreira, Alexandre Silva Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.