A Biblioteca Pública brasileira sob o paradigma social da Ciência da Informação

por uma práxis engajada e de combate à desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.142702

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Paradigma Social da Ciência da Informação, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Manifesto da Biblioteca Pública 2022

Resumo

Investiga práxis nas Bibliotecas Públicas brasileiras a partir do paradigma social da Ciência da Informação e da Agenda 2030 proposta pela Unesco para enfrentamento das desigualdades sociais. Parte da premissa de que a Ciência da Informação é uma ciência social aplicada e nesta pesquisa discute a natureza social dos fenômenos informacionais, através da tríade paradigma social da Ciência da Informação, Biblioteca Pública e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Metodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, abordagem descritiva operacionalizada a partir de pesquisa bibliográfica junto à Base de Dados em Ciência da Informação. Durante levantamento bibliográfico junto à Brapci foram recuperados artigos que contemplaram a temática com um recorte temporal dos últimos oito anos (2015-2023).  Foram selecionados 12 artigos como amostra válida e relevante. Resultados: Aponta, como resultado da análise da amostra, que as bibliotecas têm promovido ações em consonância com a Agenda 2030, com maior expressividade no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade e que, nas demais dimensões foram relatadas poucas ações. Conclusões: tendo em vista o contexto social no qual as Bibliotecas Públicas estão inseridas, identifica a necessidade de ampliação de ações efetivas para o cumprimento da Agenda 2030, para cumprimento da responsabilidade socioinformacional enquanto agente governamental, através de uma práxis engajada e orientada ao combate das desigualdades sociais e à promoção da cidadania a partir do acesso à (in)formação. Espera como efeito das ações a emancipação e o protagonismo dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Informação pela Faculdade Saberes - Vitória (2016), Cursando Mestrado em Ciência da Informação (UFES, 2023). Atua nas áreas de biblioteca escolar, universitária, Multinivel, especializada e Biblioteca Pública.

Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutoranda em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES (PPGCI/UFES). Possui experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Políticas Públicas e Usos sociais da informação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Políticas públicas, Política social, Educação a Distância, Atuação profissional, Biblioteca pública, Formação de leitores e Regimes de informação. (Texto informado pelo autor)

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora (2014) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Possui Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É coordenadora do GT 6 - Informação, Educação e Trabalho (Gestão 2023-2025) e foi coordenadora adjunta do GT (Gestão 2021-2023) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), entre 2020-. É responsável pela coluna "Entre conexões e processos informacionais", no site Infohome/OFAJ. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: competência em informação, fontes de informação, avaliação de fontes de informação e de fake news, formação e atuação do bibliotecário, estudo de usuários (com abordagem tradicional, alternativa e social).

Referências

ARAÚJO, E. A. Informação, sociedade e cidadania: práticas informacionais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 6, n. 1, p. 31-54, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2001v6n1p31 . Acesso em: 6 mar. 2024.

AVEDOY, T. Manifiesto poético/político por la investigación de/en la biblioteca pública. [Textos, Teresa Avedoy; edición y corrección de textos, Gwennhael Huesca; ilustraciones, Juan David Quintero Arenas]. 1. ed. Medellín: Tragaluz, 2021.

BALLESTRIN, C. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira Ciência Política, Brasília, v. 11, p. 89-117, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004 . Acesso em: 23 abr. 2024.

BERNARDINO, M. C. R. Biblioteca Pública e sua atuação na sociedade. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 5, n. 1, p. 57-71, 2022.

BERNARDINO, M. C. R. A biblioteca pública e a agenda 2030: políticas e estratégias de empoderamento local. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Ancib, 2021.

BERNARDINO, M. C. R.; PEREIRA, H. S. de M.; SILVA, A. P. P.; SILVA, M. D. de S. Iniciativas das bibliotecas públicas cearenses em apoio à implementação da Agenda 2030 no contexto da pandemia da covid-19. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 6, n. 1, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27751 . Acesso em: 5 mar. 2024.

BREJO da cruz. [Compositor e intérprete]: Chico Buarque de Holanda. In: CHICO Buarque. Intérprete: Chico Buarque. Rio de Janeiro: Polygram, 1984. 1 disco vinil, lado A, faixa 2 (3:34 min).

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. The concept of information. Annual Review of Information Science & Technology, New Jersey, v. 37, p. 343-411, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aris.1440370109 . Acesso em: 20 out. 2023.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000100012 . Acesso em: 6 mar. 2024.

CARNEIRO, L. F.; NUNES, V.; CAVALCANTE, E.; FARIAS, G. G. Aprendizagem móvel, competência em informação e mediação: interlocução sob a ótica do paradigma social da Ciência da Informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 34-47, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v23n52p34. Acesso em: 6 mar. 2024.

DANTAS, J. H.; SILVA, L. N. F. Congregando ideias em prol das bibliotecas públicas: o relato de experiência do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da ABDF. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, p. 177-190, 2019.

FEBAB. Manifesto de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. São Paulo: FEBAB, 2013.

FERNANDES, D. 4 dados que mostram por que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório. BBC Brasil, São Paulo, set. 2021.

GASPARINI, Z. A.; ALCARA, A. R. Ações para o desenvolvimento da competência em informação e da agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de londrina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023. Anais [...]. Rio de Janeiro: Ancib, 2023.

GASPARINI, Z. A.; ALCARA, A. R. Biblioteca pública e competência em informação: aliadas na execução dos objetivos da agenda 2030. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: Ancib, 2021.

GERLIN, M. N. M.; FRAGA, A. N.; ROSEMBERG, D. S. A biblioteca pública na sociedade multicultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2013. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2013.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 7-31, 1999.

IFLA; UNESCO. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022. São Paulo: FEBAB, 2022.

JARAMILLO, O. Papel de la biblioteca pública en la recuperación de la memoria local y el fortalecimiento del tejido social. In: MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N. (org.). Anais do Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2017. p. 74-87.

LAMAS, T. de A. As dimensões políticas da biblioteconomia no Brasil. In: SPUDEIT, D.; PEREIRA, D. B.; LOBÃO, I. de S. L.; DAVID, J. G. (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 23-54.

LE COADIC, Y-F. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MARIANO, P. R.; BRANDÃO, T. S.; SANTA ANNA, J. Biblioteca Pública de Lagoa Santa e a Agenda 2030: o projeto Sala Braille como uma iniciativa de inclusão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-28, 2021.

MENESES TELLO, F. Bibliotecas y justicia social: el paradigma político-social de la biblioteca inclusiva y la biblioteca incluyente. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte v. 6, n. 3, p. 54-77, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46902/2020n3p54-77 . Acesso em: 10 dez. 2023.

MORAES, M. B. Biblioteconomia Progressista: elementos para repensar a formação. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 4, n. esp., p. 5-14, 2018.

MOREIRA, C. dos S.; OLIVEIRA, D. A.; PAIVA, M. de A. M. Perspectivas da Agenda 2030 para as bibliotecas públicas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. esp., p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37167 . Acesso em: 22 mar. 2024.

NASCIMENTO, D. M. A abordagem sócio-cultural da informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, João Pessoa, v. 16, n. 2, p. 21-34, 2006.

ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. New York: Organização das Nações Unidas, 2015.

NASCIMENTO, M. A. da S.; MATA, M. L. O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem a partir do contexto das pessoas trans e travestis. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-19, 2021.

PALHARES, M. C.; SANTOS, L. H. A biblioteca pública Cora Coralina como espaço para o empoderamento da mulher negra em atendimento às ODS 5, 10 e 16. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-17, 2022.

PEREIRA, A. P; FERNANDES, O. B. R.; GASPARINI, Z. A.; PALETTA, F. C. Biblioteca pública como dispositivo de transformação social e a Agenda 2030. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, p. 1-29, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021 .v15.e02127. Acesso em: 28 nov. 2023.

PEREIRA, D. M. R.; MATOS, I. Y. R.; ANTUNES, A. P.; PAULESKY JULIANI, J. A Biblioteca aumentando a empregabilidade: a concepção de um serviço de orientação profissional. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 15, p. 1-22, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02128 . Acesso em: 22 mar. 2024.

PINTO, M. D. S.; SPUDEIT, D.; GERALDO, G.; MADALENA, C. da S. Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, 2018.

RABELLO, R.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Usuário de informação e ralé estrutural como não-público: reflexões sobre desigualdade e invisibilidade social em unidades de informação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-24, 2021.

RANGANATHAN, S. R. As “Cinco Leis da Biblioteconomia”. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.

ROSA, D. A. D.; GONCALVES, M. L.; PEIXOTO, R. C. A memória das bibliotecas públicas brasileiras e a perspectiva decolonial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022. Anais [...]. São Paulo: Ancib, 2022.

SANTA ANNA, J.; COSTA, M. E. de O. Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no Estado de Minas Gerais. Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 509-530, 2020.

SIMÕES, F.; BORGES, J. A biblioteca pública como viabilizadora da Agenda 2030 da ONU. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-23, 2021.

SILVA, B. D. de O.; CAMILLO, E. da S.; GUARALDO, T. de S. B. Competência cultural na gestão da diversidade: estudo de caso em uma biblioteca pública. Palabra Clave (La Plata), Buenos Aires, v. 13, n. 1, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24215/18539912e203 . Acesso em: 22 mar. 2024.

SILVA, O.; ACHILLES, D.; SABBAG, D. M. A. Biblioteca pública e o lugar de si e do outro: lugar antropológico ou não-lugar? Palabra Clave (La Plata), Buenos Aires, v. 11, n. 2, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/https://doi.org/10.24215/18539912e158 . Acesso em: 22 mar. 2024.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

SPUDEIT, D.; PRADO, J. M. K. Bibliotecas Parque e a Agenda 2030: análise das atividades no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 138-152, 2017.

SUAIDEN, E. J.; LEITE, C. A biblioteca pública no contexto histórico das desigualdades. In: LESSA, B.; LINS, I. (org.). Pra que serve a biblioteca pública? Salvador: EDUFBA, 2021. p. 153-166.

TANUS, G. F.; SILVA, D. C. Biblioteconomia social, crítica e progressista: mapeamento da produção científica nacional e internacional. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 3, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21680/2447-0198.2019v3n0ID18371 . Acesso em: 26 set. 2024.

TANUS, G. F.; SOUZA, G. T. C. Decolonizando os acervos das bibliotecas públicas: formação de coleções de literatura afro-brasileira. Palabra Clave (La Plata), Buenos Aires, v. 12, n. 1, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24215/18539912e170 . Acesso em: 6 mar. 2024.

TARGINO, M. das G. Práxis bibliotecária. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 26-33, 1997.

VALENTIM, M. L. P. A importância da atuação política do profissional da informação. In: SPUDEIT, D.; PEREIRA, D. B.; LOBÃO, I. de S. L.; DAVID, J. G. (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 23-54.

VALENTIM, M. L. P. et. al. Gestão, mediação e uso da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Ed. Unesp, 2010. cap. 1.

ZAMMATARO, A. F. D.; CUNHA, S. S.; SANTOS, C. R.; ALBUQUERQUE, A. C. Os paradigmas da ciência da informação e as contribuições do paradigma social à organização e representação do conhecimento. In: COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, 5., 2021. Anais [...]. Londrina: UEL, 2021.

Publicado

2025-06-23

Como Citar

SANTOS, J.; NASCIMENTO, L. A. de L. do; MATA, M. L. da. A Biblioteca Pública brasileira sob o paradigma social da Ciência da Informação: por uma práxis engajada e de combate à desigualdade social. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.142702. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/142702. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo