A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.380-407Palabras clave:
Competência em Informação, Produção Científica, Bibliometria, Web of Science.Resumen
Trata-se de pesquisa que compreende a mensuração da produção científica sobre competência em informação em nível mundial, oportuna para a obtenção de indicadores acerca da atividade científica da temática. Analisa a produção científica em competência em informação indexada na Web of Science no período de 1957 a 2017. Tem como objetivos a) identificar os padrões da produção científica sobre competência em informação, no que se refere à modalidade de publicação e modelos de acesso, ano, citações, idioma, área e veículos de publicação e, b) identificar a origem dos documentos publicados, baseado na autoria, no vínculo institucional e na nacionalidade dos autores. O universo da pesquisa é composto pelos documentos indexados na Web of Science sobre competência em informação, em todos os formatos e idiomas publicados até 2017, totalizando 6.434 documentos. Os resultados demonstram o crescimento exponencial do número de documentos da temática na última década, que concentra a grande maioria dos trabalhos publicados (74,85%), com o predomínio de artigos (62,69%) publicados em língua inglesa (90,43%), nas áreas de Ciência da Informação (34,96%) e Educação (34%), por autores de 112 países. Por fim, sinaliza a expansão numérica e geográfica no volume de documentos sobre Competência em Informação na Web of Science, indicando o desenvolvimento das pesquisas sobre o tema no cenário internacional.
Descargas
Citas
AHARONY, N. Information literacy in the professional literature: an exploratory analysis. Aslib Proceedings: New Information Perspectives, Bristol, v. 62, n. 3, p. 261-282, 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/00012531011046907. Acesso em 03 maio 2020.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 03 maio 2020.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em:
http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
BHARDWAJ, R. K. Information Literacy Literature in the Social Sciences and Humanities: a bibliometric study. Information and Learning Science, London, v. 118, n. 1-2, p. 67-89, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/ILS-09-2016-0068. Acesso em: 03 maio 2020.
BREIVIK, P. S. Putting libraries back in the information society. American Libraries, Chicago, v. 16, n. 1, 1985. Disponível em: https://www.questia.com/read/1G1-4003694/putting-libraries-back-in-the-information-society. Acesso em: 03 maio 2020.
BURCHINAL, L. G. The Communication Revolution: America´s Third Century Challenge. College Station (Texas): A&M University Library, 1976. Disponível em: https://personalpages.manchester.ac.uk/staff/drew.whitworth/burchinal_the_communications_revolution.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
CLARIVATE ANALYTICS. Web of Science. [s.l.], 2018. Disponível em: . Acesso em 03 maio 2020.
DUDZIAK, E.A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade do estado de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 03 maio 2020.
DUDZIAK, E.A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 03 maio 2020.
DUDZIAK, E. A. Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045. Acesso em: 03 maio 2020.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 01, p. 27-40, jan./abr. 2002. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/975. Acesso em: 03 maio 2020.
GONZÁLEZ-VALIENTE, C.L. La investigación cubana sobre alfabetización informacional: un análisis de su literatura publicada. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, Habana, v. 25, n. 4, p. 426-441, 2014. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132014000400006. Acesso em: 03 maio 2020.
HAMELINK, C. An alternative to news. Journal of Communication, Oxônia, v. 26, n. 4, p. 120-123, 1976. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1460-2466.1976.tb01947.x . Acesso em: 03 maio 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. In: National Fórum on Information Literacy, Alexandria, 2005. Disponível em: <https://www.ifla.org/publications/beacons-of-the-information-society-the-alexandria-proclamation-on-information-literacy>. Acesso em: 03 maio 2020.
KOLLE, S. R. Global Research on Information Literacy: a bibliometric analysis from 2005 to 2014. The Eletronic Library, London, v. 35, n. 2, p. 283-298, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/EL-08-2015-0160. Acesso em: 03 maio 2020.
KUHLTHAU, C. C. Information Skills for an Information Society: a review of research. Nova York: ERIC Clearing house on Information Resources, 1987. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED297740.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
KUMAR, K. A Scientometric study of digital literacy in online library information science and technology abstracts (LISTA). Library Philos and Practice, Lincoln, jan. 2014. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1044. Acesso em 03 maio 2020.
KUMARI, A.; MADHUSUDHAN, C.M; ALI, H. A bibliometric study of world research output on information literacy in the field of library and information science during 1999-2013. E-Library Science Research Journal, Maharashtra, v. 3, n. 9, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://oldlsrj.lbp.world/ArticleDetails.aspx?id=507. Acesso em 03 maio 2020.
LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876 . Acesso em: 03 maio 2020.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da infometria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/2729805.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
MAJID, S. et al. Analyzing publishing trends in information literacy literature: a bibliometric study. Malaysian Journal of Library and Information Science, Kuala Lumpur, v. 20, n. 2, p. 51-66, 2015. Disponível em: https://ejournal.um.edu.my/index.php/MJLIS/article/download/1766/2530 . Acesso em: 03 maio. 2020.
PINTO, M.; CORDÓN, J. A.; DÍAZ, R. G. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l], v. 42, n. 1, p. 3-19, Mar. 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0961000609345091. Acesso em: 03 maio 2020.
PINTO, M.; ESCALONA-FERNÁNDEZ, M. I.; PULGARÍN, A. Information Literacy in social sciences and health sciences: a bibliometric study. Scientometrics, Budapest, v. 95, n. 3, p. 1071-1094, Jun 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-012-0899-y . Acesso em: 03 maio 2020.
RADER, H. Information Literacy 1973-2002: a selected literature review. Library Trends, Baltimore, v. 51, n. 2, p. 242-259, May/Aug. 2002. Disponível em:https://pdfs.semanticscholar.org/4bd4/3dbfef43ac315ade1ae8bd43147a174ec754.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 03 maio 2020.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA; D. Competência Informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set/dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
ZURKOWSKI, P. Information services environment: relationships and priorities. Washington: National Commission on Libraries, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Djuli Machado De Lucca, Patricia da Silva Neubert

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.