Abordagens temáticas da competência em informação

uma análise temporal a partir da produção científica indexada na Web of Science (1974-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.122771

Palavras-chave:

competência em informação, produção científica, Web of Science

Resumo

Aborda o desenvolvimento da pesquisa sobre Competência em Informação, por meio de análise temporal das temáticas da produção científica sobre o tema. O universo do estudo é composto pelos documentos sobre Competência em Informação indexados na coleção principal da Web of Science entre 1974 e 2019. A análise das temáticas é baseada nas palavras-chave atribuídas pelos autores. Foram identificadas 6.108 palavras-chave, somando 15.289 menções, em 2.918 documentos. Os descritores foram associados as fases de desenvolvimento do movimento da Competência em Informação, de 1974-1989, 1990-1999, 2000-2009, 2010-2019. A análise temporal indica diminuição da variabilidade terminológica, apontando a consolidação de temas de estudo e de consenso terminológico no decorrer dos anos. Foram identificados termos associados à Biblioteconomia e ensino desde a primeira fase, com a inclusão gradativa de descritores associados as tecnologias a partir de 1990. Estudos incluindo públicos específicos, notadamente vinculados ao ensino superior e aos usuários de bibliotecas incorporam-se posteriormente, agregando movimentos adjuntos associados a estas temáticas. Na última fase há a manutenção da ênfase nas especialidades e público já incorporados e o desenvolvimento de uma perspectiva crítica nesse contexto. Os resultados sugerem, a partir da fase inicial, períodos de consolidação, desenvolvimento e expansão da Competência em Informação, que podem ser utilizados para demarcação do desenvolvimento da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Ciência da Informação.

Patricia da Silva Neubert, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Ciência da Informação. Professora CIN/UFSC.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. da S. Abordagens temáticas da competência em informação: uma análise temporal a partir da produção científica indexada na Web of Science (1974-2019). Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 122771, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.122771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122771. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)