Publicações de autores brasileiros: acesso, publishers e dispersão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.13-31

Palavras-chave:

Publicações científicas, Acesso Aberto, Países em desenvolvimento.

Resumo

A ciência requer seu próprio sistema de comunicação; os avanços vêm dos resultados de consultoria publicados anteriormente em periódicos, tornando as escolhas de publicação cruciais para permitir o acesso. O objetivo é descrever as principais revistas e editoras onde os pesquisadores brasileiros publicam seus resultados científicos. Os objetivos são: (1) identificar o tipo de editor e acesso a periódicos que têm artigos publicados; (2) examinar a área de pesquisa, a origem e o fator de impacto dessas revistas; e (3) determinar a distribuição dos tipos de editores. O método é principalmente estatística descritiva, com dados coletados dos artigos utilizados no Clarivate Analytics publicados em 2016. Foram encontrados 43.633 artigos de autores brasileiros publicados em 2.313 revistas, 54% publicaram menos de dez artigos. Dos 20 periódicos que publicaram mais artigos, 13 eram brasileiros, e a maioria deles são de acesso aberto, publicados por universidades ou associações, que cobraram dos autores nenhuma ou baixa (menos de US $ 300,00) taxas de processamento de artigos. A principal área de pesquisa foi ciências da vida e biomedicina, responsável por mais da metade dos artigos e revistas. O fator de impacto de mais de 50% desses periódicos estava entre 1,0 e 3,0 e menos de 13% dos periódicos tiveram fatores de impacto acima de 4,0. As empresas comerciais são responsáveis por 65% das revistas e 50% dos artigos publicados. A diversidade de editores indica a relevância de instituições de publicação alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Schwarz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2004). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Superior, Comunicação Científica Digital. Editora da revista Encontros Bibli e membro do conselho editorial do Portal de Periódicos da UFSC

Patricia da Silva Neubert, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bolsista CAPES.

Breno Kricheldorf Hermes de Araújo, Univeridade Federal de Santa Catarina.

Aluno do curso de Biblioteconomia da Univeridade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica CNPq

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

RODRIGUES, R. S.; NEUBERT, P. da S.; HERMES DE ARAÚJO, B. K. Publicações de autores brasileiros: acesso, publishers e dispersão. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 13–31, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.13-31. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/97431. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos