Publicações de autores brasileiros: acesso, publishers e dispersão
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.13-31Palavras-chave:
Publicações científicas, Acesso Aberto, Países em desenvolvimento.Resumo
A ciência requer seu próprio sistema de comunicação; os avanços vêm dos resultados de consultoria publicados anteriormente em periódicos, tornando as escolhas de publicação cruciais para permitir o acesso. O objetivo é descrever as principais revistas e editoras onde os pesquisadores brasileiros publicam seus resultados científicos. Os objetivos são: (1) identificar o tipo de editor e acesso a periódicos que têm artigos publicados; (2) examinar a área de pesquisa, a origem e o fator de impacto dessas revistas; e (3) determinar a distribuição dos tipos de editores. O método é principalmente estatística descritiva, com dados coletados dos artigos utilizados no Clarivate Analytics publicados em 2016. Foram encontrados 43.633 artigos de autores brasileiros publicados em 2.313 revistas, 54% publicaram menos de dez artigos. Dos 20 periódicos que publicaram mais artigos, 13 eram brasileiros, e a maioria deles são de acesso aberto, publicados por universidades ou associações, que cobraram dos autores nenhuma ou baixa (menos de US $ 300,00) taxas de processamento de artigos. A principal área de pesquisa foi ciências da vida e biomedicina, responsável por mais da metade dos artigos e revistas. O fator de impacto de mais de 50% desses periódicos estava entre 1,0 e 3,0 e menos de 13% dos periódicos tiveram fatores de impacto acima de 4,0. As empresas comerciais são responsáveis por 65% das revistas e 50% dos artigos publicados. A diversidade de editores indica a relevância de instituições de publicação alternativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.