Tradução e validação de conteúdo do instrumento para avaliação da Gestão do Conhecimento holística
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245284.121287Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento holística, validação de conteúdo, coeficiente de validação de conteúdo, mensuraçãoResumen
A Gestão do Conhecimento é uma temática de interesse crescente por parte de pesquisadores. Como um meio para abordar a realidade dessa temática são propostos instrumentos para avaliação, mas esses instrumentos demandam de validação de conteúdo para conferir qualidade aos mesmos. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo promover a tradução e a validação de conteúdo do instrumento de avaliação da Gestão do Conhecimento holística de Corrêa e outros, de 2021, de modo a conferir qualidade a versão traduzida do português para o inglês. Os procedimentos metodológicos consistem na tradução das afirmativas do instrumento por um pesquisador doutor, fluente em ambas as línguas e especialista na temática, com suporte das ferramentas Google Translate e Grammarly. Por conseguinte, a tradução foi avaliada por três doutores e especialistas em Gestão do Conhecimento, proficientes em ambas as línguas, e validada por meio do método de Coeficiente de Validade de Conteúdo, considerando os aspectos de clareza, coerência e tradução. Os resultados revelaram que os scores 0,98, 0,97 e 0,97 para os respectivos aspectos atestam a qualidade da versão traduzida. Assim, espera-se que o instrumento traduzido possa ser útil para uso de pesquisadores que demandem dessa versão.
Descargas
Citas
AGGESTAM, Lena. Towards a maturity model for learning organizations: the role of Knowledge Management. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON DATABASE AND EXPERT SYSTEMS APPLICATIONS (DEXA'06), 17., 2006, Polônia. Anais [...]. Krakow, 2006. p. 141-145.
ARIAS-PÉREZ, José; TAVERA-MESIAS, Juan; CASTAÑO-SERNA, Daniela. Building a knowledge management maturity model for a multinational food company from an emerging economy. El Profesional de la Información, León, v. 25, n. 1, p. 88-102, 2016.
BERNATOVIĆ, Ivija; GOMEZEL, Alenka S.; ČERNE, Matej. Mapping the knowledge-hiding field and its future prospects: a bibliometric co-citation, co-word, and coupling analysis. Knowledge Management Research & Practice, Oxfordshire, v. 20, n. 3, p. 1-16, 2021.
BERZTISS, Alfs T. Capability maturity for knowledge management. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON DATABASE AND EXPERT SYSTEMS APPLICATIONS, 13., 2002, France. Anais [...]. France: Aix-en-Provence, 2002, p. 162-166.
BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. São Paulo: Bookman, 2002.
CABRAL, Fabiola de Araujo et al. Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para o futsal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 43, p. 2-8, 2021.
CORRÊA, Fábio et al. Construction and content validation of an instrument for assessment holistic Knowledge Management. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 26, p.151-171, 2021.
CORRÊA, Fábio et al. Why is there no consensus on what Knowledge Management is? International Journal of Knowledge Management Studies (Online), San Diego, v. 13, p. 90-109, 2022.
DAVENPORT, Thomas H.; DE LONG, David W.; BEERS, Michael C. Successfull knowledge management projects. Sloan Management Review, Cambridge, v. 39, n. 2, p. 43-57, 1998.
DONG, Yanning; SHI, Ling. Using Grammarly to support students’ source-based writing practices. Assessing Writing, Kidlington, v. 50, p. 1-5, 2021.
GOOGLE. Google Translate. Translate.google, Mountain View, 2022. Disponível em: https://translate.google.com.br. Acesso em: 12 set. 2022.
GRAMMARLY INC. Great Writing, Simplified. Grammarly, San Francisco, 2022. Disponível em: https://www.grammarly.com. Acesso em: 12 set. 2022.
ESCRIVÃO, Giovana; SILVA, Sergio Luis da. Knowledge management maturity models: Identification of gaps and improvement proposal. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 3, p. 1-16, 2019.
FASHAMI, Camellia Salehi; BABAEI, Mohammadreza. A behavioral maturity model to establish knowledge management in an organization engineering. Technology & Applied Science Research, Gastouni, v. 7, n. 3, p. 1725-1731, 2017.
FENG, Junwen. Constructing a knowledge management maturity model from perspective of knowledge management. In: INTERNATIONAL ENGINEERING MANAGEMENT CONFERENCE (IEEE), 2005, Canada. Anais [...].Canada: St. John's, 2005. p. 912-917.
GAVIRIA-MARIN, Magaly; MERIGÓ, José M.; BAIER-FUENTES, Hugo. Knowledge management: a global examination based on bibliometric analysis. Technological Forecasting and Social Change, New York, v. 140, p. 194-220, 2018.
GRUNDSTEIN, Michel. Assessing the enterprise’s knowledge management maturity level. International Journal of Knowledge and Learning, Geneva, v. 4, n. 5, p. 415-426, 2008.
HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HERNÁNDEZ-NIETO, Rafael. Contribuciones al análisis estadístico. Mérida, Venezuela: Universidad de Los Andes, 2002.
KHAIRINA, Nurul et al. Academic writing: optimalisasi Mendeley, Grammarly dan Google translate dalam pengabdian webinar series IKAPASTI-USU. Prioritas: Journal Pengabdian Kepada Masyarakat, Indonesia, v. 2, n. 2, p. 1-9, 2020.
KOLTOVSKAIA, Svetlana. Student engagement with automated written corrective feedback (AWCF) provided by Grammarly: a multiple case study. Assessing Writing, Kidlington, v. 44, p. 1-12, 2020.
KRUGER, Cornelius Johannes; SNYMAN, Retha. Guidelines for assessing the knowledge management maturity of organizations. South African Journal of Information Management, Cape Town, v. 9, n. 3, p. 1-11, 2007.
KULKARNI, Uday; LOUIS, Robert St. Organizational self-assessment of knowledge management maturity. In: AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS (AMCIS), 9., 2003, Georgia. Anais [...]. Georgia: AMCIS, 2003, p. 2543-2551.
LEE, Jang-Hwan; KIM, Young-Gul. A stage model of organizational knowledge management: a latent content analysis. Expert Systems with Application, Oxford, v. 20, n. 4, p. 299-311, 2001.
LIN, Hsiu-Fen. A stage model of knowledge management: an empirical investigation of process and effectiveness. Journal of Information Science, London, v. 33, n. 6, p. 643-659, 2007.
NONAKA, Ikujiro. A dynamic theory of Organizational Knowledge creation. Organization Science, Catonsville, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.
NONAKA, Ikujiro. The Knowledge-Creating company. Harvard Business Review, Watertown, v. 69, n. 6, p. 96–104, 1991.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
OLIVA, Fabio Lotti. Knowledge management barriers, practices and maturity model. Journal of Knowledge Management, Wagon Lane, v. 18, n. 6, p. 1053-1074, 2014.
PEE, Loo Geok; KAKANHALLI, Atreyi. A model of organizational knowledge management maturity based on people, process, and technology. Journal of Information & Knowledge Management, Singapore, v. 8, n. 2, p. 79-99, 2009.
PHELPS, Robert; ADAMS, Richard; BESSANT, John. Life cycles of growing organizations: a review with implications for knowledge and learning. International Journal of Management Reviews, Hoboken, v. 9, n. 1, p. 1-30, 2007.
RASULA, Jelena; VUKSIC, Vesna Bosilj; STEMBERGER, Mojca Indihar. The integrated knowledge management maturity model. Zagreb International Review of Economics & Business, Berlin, v. 11, n. 2, p. 47-62, 2008.
REIS, Cleiton Pereira; MORALES, Juan Carlos Pérez. Validade de conteúdo da versão preliminar do instrumento para mensurar o conhecimento tático declarativo no basquetebol. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, Brasília, v. 10, n. 2, p. 200-2017, 2020.
SERNA, Edgar M. Maturity model of transdisciplinary knowledge management. International Journal of Information Management, Oxford, v. 35, n. 6, p. 647-654, 2015.
SILVEIRA, Michele Bittencourt. et al. Construção e validade de conteúdo de um instrumento para avaliação de quedas em idosos. Einstein, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 1-8, 2018.
TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
ZIVIANI, Fabrício et al. A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo do serviço federal de processamento de dados (SERPRO) do Brasil. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 24, p. 78-90, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fábio Corrêa, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Fernando Hadad Zaidan, Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Vinícius Figueiredo de Faria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.