Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data

Autores

  • Janinne Barcelos Universidade de Brasília
  • João de Melo Maricato Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.263-285

Palavras-chave:

Visibilidade, Engajamento Público, Mídia

Resumo

A Web 2.0 tem causado impactos na comunicação científica. O uso das mídias sociais tem sido utilizado de maneira crescente para compartilhar produtos científicos, havendo diferentes dinâmicas de visibilidade e engajamento público. Nesse contexto, a pesquisa busca compreender aspectos da visibilidade e engajamento na Web 2.0, a partir de artigos publicados pela revista Scientific Data, entre 2014 a 2019, utilizando-se de métodos e técnicas altmétricas. Dessa forma, são identificadas e analisadas as mídias em que esses documentos receberam atenção; os usuários responsáveis por fazer a primeira postagem de divulgação do artigo nas mídias e as relações entre as menções em mídias sociais e o possível incremento na contagem de citações. Constatou-se que o Twitter foi a mídia mais utilizada para a divulgação dos artigos; que os pesquisadores autores não são os principais responsáveis pela primeira menção dos artigos nas mídias analisadas; e, que não existe uma nítida relação de causa e efeito entre indicadores de citação e menção. Foram vislumbrados aspectos relevantes sobre o entendimento da visibilidade e do engajamento público com a produção acadêmica nas mídias sociais, auxiliando também na compreensão das dinâmicas e características relacionadas aos indicadores altmétricos.

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Biografia do Autor

Janinne Barcelos, Universidade de Brasília

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB) e assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação para a Ciência e Tecnologia (Ibict).

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília (UNB)

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade de Brasília (UNB).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

BARCELOS, J.; MARICATO, J. de M. Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 263–285, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.263-285. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/99848. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo