Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245242.83-108Palavras-chave:
Popularização da Ciência, Eye tracker, FotografiaResumo
Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.
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