Qualitative effect in the Post-Graduation Programs of the Federal University of São Carlos: an analysis based on co-occurrence

Authors

  • Raquel Santos Maciel Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Douglas Henrique Milanez Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tamie Aline Lança Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245240.88-110

Keywords:

Qualis Periódicos, Bibliometria, Indicadores Bibliométricos, Programas de Pós-Graduação – Avaliação, Universidade Federal de São Carlos.

Abstract

The evaluation criteria of postgraduate programs can be used as contributions to management insofar as they allow the development of bibliometric indicators for the monitoring, especially of scientific production. This is due in large part to the higher valuation of this item at the time of valuation. In this context, this research aims to investigate the dynamics of intellectual production, particularly scientific articles in periodicals, of the Post-Graduation Programs of the Federal University of São Carlos, through the elaboration of bibliometric indicators and network analysis in order to observe the relationship between the publication of articles in Qualis strata and the program notes. Quantitative approach, applied nature and exploratory character, data extraction from the Lattes Platform was done using the SyncLattes tool from a list of 1,215 teachers accredited in the permanent category in the period 2010-2017, which resulted in 16,275 bibliographic records referring to scientific articles in periodicals. The data were imported into the VantagePoint software and treated with thesauri who associated the IDLattes of the teachers with the accreditation period in the programs and thesauri associating the ISSN of the periodicals with the Qualis Periodic strata. The bibliometric indicators were elaborated in the software Microsoft Excel and VOSviewer and demonstrated the possibility of monitoring the production of articles of the programs with a view to the management.

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Author Biographies

Raquel Santos Maciel, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2018). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Bibliometria e Indicadores de C&T. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994). Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite dAix-Marseille III (2001).

Douglas Henrique Milanez, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atuo em pesquisas sobre Seleção de Materiais e Informação Tecnológica e Estratégica em Materiais com o intuito de subsidiar a tomada de decisão e o planejamento, com base na elaboração de indicadores de monitoramento tecnológico e inteligência competitiva utilizando técnicas qualitativas e quantitativas para análise da informação, em especial tendo documentos de patentes e publicações científicas como fonte primária de informação. Sou formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e conclui o mestrado (2011) e o doutorado (2015) no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da mesma instituição, desenvolvendo pesquisa na linha de Informação Tecnológica e Estratégica em Materiais. Em 2015 fui professor substituto no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, atuando em disciplinas de Gestão de Unidades de Informação e Conhecimento e Propriedade Intelectual. Tenho experiência nas áreas de Engenharia de Materiais, Projetos de Engenharia, Técnicas Quanti-qualitativas de Análise de Informação (Bibliometria, Mineração de Dados e Mineração de Textos), e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas:seleção de materiais, gestão tecnológica e empresarial, gestão da inovação, prospecção tecnológica, análise de patentes e indicadores de C&T.

Tamie Aline Lança, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atuo como bibliotecária na Biblioteca da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP) e como professora responsável e professora tutora à distância no curso de Biblioteconomia do Claretiano. Sou formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação e mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tenho curso de educação continuada em Informação Jurídica, devido minha atuação na área. Minhas pesquisas contemplam bibliometria e indicadores de interdisciplinaridade na Ciência da Informação.

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Published

2018-12-31

How to Cite

MACIEL, R. S.; FARIA, L. I. L. de; MILANEZ, D. H.; LANÇA, T. A. Qualitative effect in the Post-Graduation Programs of the Federal University of São Carlos: an analysis based on co-occurrence. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 88–110, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245240.88-110. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86887. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

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