A Noção de documento digital: uma abordagem terminológica
Palavras-chave:
Documento. Documento digital. Redocumentarização. Terminologia.Resumo
A noção de documento, até início do século XX, esteve principalmente associada ao material em que eram fixados os registros de informação. Contudo, após esse período, ocorreu uma mudança de perspectiva no modo de se enxergar o documento, a Redocumentarização, que enfatizou a função do documento como elemento chave para a mediação cultural. Todavia, além desse viés sociocultural, surge nesse contexto de mudanças sociais e tecnológicas, a noção de documento digital. Tal conceito, apesar de sua difusão ter trazido alguns equívocos terminológicos, como o fato de ser superestimado em detrimento ao “documento tradicional”, ou até entendido como sinônimo de documento hipertextual. Considerando tais equívocos e com o intuito de compreender a natureza do documento digital, foi feita uma análise terminológica de sua definição. Para isso foram utilizados dois procedimentos metodológicos: primeiramente a revisão bibliográfica, com intuito de retomar o contexto de origem e surgimento do documento digital; e depois a pesquisa aplicada, utilizando-se as técnicas da análise terminológica, com uso de fichas terminográficas e mapas conceituais. Por fim, foi possível constatar que, apesar da natureza dinâmica e fluída do documento digital, ele é apenas uma modalidade da noção de documento, que no contexto digital não se fragiliza, mas, ao contrário, se ratifica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Jéssica Camara Siqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.