Preservação digital na gestão de processos administrativos de uma instituição de ensino superior: o caso dos PEAPDs da PROGEP da UFSM

Autores

  • Crislei Daiana Oliveira Siqueira Schuch Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise de Souza Saad Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.229-255

Palavras-chave:

Preservação digital, Documento arquivístico digital, Autenticidade, Tecnologia de Informação e Comunicação, UFSM,

Resumo

Sabe-se que a evolução das tecnologias da informação foi acompanhada pelo aumento de sua importância para as organizações. Assim, este estudo buscou propor um modelo de gestão de preservação digital, em longo prazo, dos processos administrativos de exercícios anteriores de Progressão Docente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria, para viabilizar que esses processos possam, no futuro, ser criados em formato digital e preservados em repositórios arquivísticos digitais confiáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa. No tocante aos objetivos, pesquisa descritiva. Os resultados demonstraram que o objetivo foi cumprido, na medida em que foi desenvolvido o Modelo de Gestão de Preservação Digital, adaptado para manter a cadeia de custódia e a autenticidade dos documentos dos Processos de Exercícios Anteriores de Progressão Docente. No futuro, os documentos poderão ser produzidos nato digitais no Sistema de Informações para o Ensino.

 

Palavras-chave: Preservação digital. Documento arquivístico digital. Autenticidade. Tecnologia de Informação e Comunicação. UFSM.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislei Daiana Oliveira Siqueira Schuch, Universidade Federal de Santa Maria

Administradora da Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Administração Financeira, Mestre em Patrimônio Cultural, aluna especial de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

OLIVEIRA SIQUEIRA SCHUCH, C. D.; SAAD, D. de S.; FLORES, D. Preservação digital na gestão de processos administrativos de uma instituição de ensino superior: o caso dos PEAPDs da PROGEP da UFSM. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 229–255, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.229-255. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/82597. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos