Avaliação da contaminação microbiana e de parâmetros ambientais – temperatura, ventilação e umidade - na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria/RS: acervos da Coleção Teses e Coletânea UFSM
Palavras-chave:
Preservação Documental. Acervo Coleção Teses. Coletânea UFSM. Agentes Externos.Resumo
Este artigo analisará um estudo da biodeterioração em dois acervos que fazem parte do patrimônio documental da UFSM. O estudo enfatiza a importância da preservação documental, uma das funções fundamentais para a conservação dos acervos de bibliotecas. A pesquisa tem foco nos problemas ambientais avaliados, que são os microrganismos presentes no ambiente e as condições de umidade, iluminação, ventilação e temperatura no período de um ano. O diagnóstico foi realizado através da observação direta dos acervos, permitindo detectar as necessidades para conservação e preservação destes ambientes através de um plano de ações. Para a realização deste trabalho, foram estudados referenciais teóricos, levantamentos fotográficos, assim como a coleta e identificação de agentes microbiológicos, das condições de umidade, iluminação, ventilação e temperatura no ambiente. Os resultados identificaram as bactérias Bacillus sp., Serratia plymuthica, Acinetobacter sp., Bordetella trematum, Pseudomonas sp., Enterobacter agglomerans, Moraxella sp., Micrococcus, Staphylococcus coagulase negativa, Staphylococcus epidermidis, Aeromonas sp., Enterococcus sp., Cedecea lapagei, Nocardia sp., Pseudomonas aeruginosa e fungos Penicillium sp., Fusarium sp.e Cladosporium sp., considerados microrganismos patogênicos ou alergênicos. Na análise dos dados verificou-se que há a necessidade de usar recursos para a correção de índices elevados de umidade e temperatura no ambiente da Biblioteca da UFSM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.