A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na Organização do Conhecimento

Autores/as

  • Juliana Rabelo do Carmo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245241.65-85

Palabras clave:

Memória social. Sociocognição. Memória discursiva sociocognitiva. Organização do conhecimento.

Resumen

Este artigo tem como objetivo evidenciar a relação entre memória social e cognição social e as perspectivas de compreensão do contexto para organização do conhecimento. A pesquisa é exploratória e adota como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. O estudo compreende a memória social como fonte de conhecimento que pressupõe a experiência coletiva de um grupo. Caracteriza a sociocognição, os estudos sobre a linguagem e as discussões que este campo contempla sob a perspectiva do paradigma da cognição social. Aponta a interseção entre a memória social e a sociocognição, no ponto em que, para a interpretação da memória é necessário a compreensão do seu contexto, que possui características sociocognitivas de seus interlocutores, ou seja, a visão de mundo de quem o interpreta. O campo da memória discursiva sociocognitiva é interpretado como o âmbito onde se constituem as práticas sociocomunicativas de representação e memória. A pesquisa mostra que as questões sobre o discurso, os contextos de uso, as intenções comunicativas e sociais efetivadas pelos falantes são elementos de estudo no campo da memória discursiva sociocognitiva. Constata que a base indicada pela sociocognição para os estudos da memória social, fornece subsídios para a organização do conhecimento no que diz respeito às formas como as comunidades discursivas produzem e organizam seus conhecimentos socialmente construídos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Rabelo do Carmo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado em Ciência da Informação (UFSC)

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em História (UFSC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC)

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Ciência da Informação (UNB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC)

Citas

AMORIM, Igor Soares. Análise de domínio sob a luz do conceito de agenciamento de Gilles Deleuze. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ANDERSON, John. R. Cognitive psychology and its implications. New York: Freeman, 1995.

APOTHÉLOZ, Denis; REICHLER-BÉGUELIN, Marie-José. Construction de la référence et stratégies de désignation. TRANEL, Neuchâtel, n. 23, p. 227-271, déc. 1995.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio da relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BERMUDEZ, José Luis. Cognitive science: an introduction to the science of the mind. New York: Cambridge University, 2010.

CLARK, Herbert H. Using language. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

FENTRESS, James; WICKHAM, Chris. Social memory: new perspectives on the past. Cambridge: Blackwell, 1992.

FERREIRA, Tânia Brisanti. Sociocognição: uma abordagem relevante para a compreensão dos processos de construção de sentido. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 17, 2009, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2009. p. 1-10.

GARDNER, Howard. A nova ciência da mente. São Paulo: EDUSP, 2003.

GUIMARÃES, Arthur; GOMYDE, Heloisa. Émile Durkheim: para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. 2011.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HIGGINS, E. Tory. Social cognition: learning about what matters in the social world. European Journal of Social Psychology, Sussex, v. 30, n. 1, p. 3-39, Jan./Feb. 2000.

HJORLAND, Birger. Epistemology and the socio-cognitive perspective in information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 53, n. 4, p. 257-270, 2002.

HOBART, Michael E.; SCHIFFMAN, Zachary S. Information ages: literacy, numeracy, and the computer revolution. Maryland: John Hopkings University Press, 2000.

JARDIM, José Maria. A invenção da memória nos arquivos públicos. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 1-13, 1995.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Construção dos sentidos no discurso: uma abordagem sociocognitiva. Revista Investigações, Recife, v. 18, n. 2, 2005.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Org.). Introdução à linguística: volume 3: fundamentos epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; MARCUSCHI, Luiz Antônio. Processos de referenciação na produção discursiva. DELTA, São Paulo, v. 14, n. esp, p. 169-190, 1998.

LAGE, Ana Lúcia; BURNHAM, Teresinha Fróes; MICHINEL, José Luis. Abordagens epistemológicas da cognição: a análise cognitiva na investigação da construção de conhecimento. In: BURNHAM, Teresinha Fróes et al. (Org.). Análise cognitiva e espaços multireferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2012.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 7. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2013.

MACHADO, Bruno Focas Vieira. A memória cognitivo-discursiva: entre discurso, psicanálise e cognição. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 225-255, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Estratégias de referenciação e progressão referencial na língua falada. In: ABAURRE, Maria Bernadete (Org.). Gramática do português falado: volume III. Campinas: Ed. UNICAMP, 2002.

MILLER, George A. The cognitive revolution: a historical perspective. Trends in Cognitive Science, Cambridge, v. 7, n. 3, p. 141-144, Mar. 2003.

MOIRAND, Sophie. Discours, mémoires et contextes: à propos du fonctionnement de l’allusion dans la presse. Corela, Poitiers, n. HS-6, nov. 2007.

MONDADA, Lorenza. Gestion du topic et organization de la conversation. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 41, p. 7-36, 2001.

MONTYSUMA, Marcos; KARPINSKI, Cezar. Memória e história oral. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010.

OLICK, Jeffrey K.; ROBBINS, Joyce. Social memory studies: from “collective memory” to the historical sociology of mnemonic practices. Annual Review of Sociology, Palo Alto, v. 4, p. 105-140, 1998.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções da memória na ciência da informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Luis Felipe. O debate sobre o representacionalismo nas ciências cognitivas. Kínesis, Marília, v. 8, n. 17, p. 85-114, jul. 2016.

OLIVEIRA, Marcos Barbosa de. Cognitivismo e ciência cognitiva. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 13, p. 85-93, 1990.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

POLLAK, Michael. Memória, silêncio e esquecimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SALOMÃO, Maria Margarida Martins. Razão, realismo e verdade: o que nos ensina o estudo sociocognitivo da referência. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 44, p. 71-83, jan./jun. 2003.

TULVING, Endel. Elements of episodic memory. New York: Oxford University Press, 1983.

VARELA, Francisco. Invitation aux sciences cognitives. 2. ed. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

DO CARMO, Juliana Rabelo; KARPINSKI, Cezar; BRÄSCHER, Marisa. A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na Organização do Conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 65–85, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245241.65-85. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71083. Acesso em: 14 ago. 2025.

Número

Sección

Artículo

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.