Contribuição da estatística multivariada para a avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil: um estudo na área da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.180-195Palavras-chave:
Avaliação da pós-graduação. Análise de cluster. Indicadores bibliométricos. Pós-graduação em Ciência da Informação.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição de técnicas estatísticas uni-multivariadas como um método de suporte ao entendimento da complexa metodologia de avaliação de programas de pósgraduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma mais específica, esta pesquisa busca identificar os agrupamentos dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, gerados pela análise de cluster e os dados gerados pelos gráficos boxplot, com base no conjunto de indicadores presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área. Posteriormente, comparou-se os grupos de programas de pósgraduação, segundo a nota obtida pela avaliação com o resultado do agrupamento obtido pela análise de cluster, a fim de visualizar a participação e suficiência dos indicadores na atribuição dos conceitos dos programas de pós-graduação. Para os 14 programas de pós-graduação da área de Ciência da Informação, no triênio 2013, analisaram-se os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas, média de artigos publicados segundo a estratificação Qualis, média de trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico-científicos, livros, capítulos de livro, texto integral, coletâneas, verbetes e outros e produção artística, ponderados por docente permanente. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que, embora os agrupamentos formados apresentem conceitos próximos, apenas os indicadores presentes na Planilha não são suficientes para discerni-los, sendo necessária a inclusão de indicadores qualitativos, uma vez que os indicadores de produção não são suficientes para distinguir os programas de acordo com seus conceitos.
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Referências
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