Sensacionalismo: inoperância explicativa

Autores/as

  • Márcia Franz Amaral

Palabras clave:

Jornalismo, sensacionalismo, imprensa popular

Resumen

O artigo mostra a fragilidade do conceito de sensacionalismo no estudo do segmento popular da grande imprensa e evidencia sua baixa densidade explicativa por designar especificidades de ordens diversas que, ao serem reunidas num só conceito, nos afastam da complexidade do objeto. O sensacionalismo normalmente é associado a uma visão economicista da imprensa, uma noção elitista de cultura e uma abordagem unívoca do jornalismo. Apontamos a complexidade dos discursos abrangidos sob o rótulo sensacionalista em que estão imbricados tanto o circuito do capital, quanto o da produção e circulação simbólica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Franz Amaral

Mestre em Extensão Rural pelo Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Currículo Lattes

Publicado

2006-12-09

Cómo citar

AMARAL, Márcia Franz. Sensacionalismo: inoperância explicativa. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 133–146, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66. Acesso em: 29 ago. 2025.

Número

Sección

Artículo

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.