Telenovela e discurso como mudança social na análise da personagem Maria da Penha em Cheias de Charme
Palavras-chave:
Telenovela. Brasil. Análise do Discurso. Domésticas. Mudança social. Cheias de CHarme (Telenovela)Resumo
Analisa o discurso da personagem Maria da Penha, interpretada pela atriz Taís Araújo, da telenovela Cheias de Charme, de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, por meio da aplicação da Análise Crítica do Discurso (ACD). O objetivo é mapear a representação da personagem enquanto empregada doméstica negra brasileira em ascensão social e verificar se tal representação constitui uma perspectiva de mudança na prática discursiva hegemônica de tal categoria profissional e da mulher negra, de um modo geral. A conclusão geral alcançada é que o discurso mantém-se alinhado com o sistema hegemônico apesar de algumas variações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.