Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor
Palavras-chave:
Publicidade autorreferencial. Contrato de comunicação. Articulação. Jornal impresso. Diário Gaúcho. (Jornal).Resumo
O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Para encontrar os modos de encenação do produto midiático e do leitor popular, buscamos o aporte dos conceitos de articulação e contrato de comunicação. Consideramos que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O jornal é encenado como um amigo do leitor, ou seja, há o apagamento das características típicas de um produto jornalístico. Já o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.