Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor

Autores

  • Sandra Dalcul Depexe Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Publicidade autorreferencial. Contrato de comunicação. Articulação. Jornal impresso. Diário Gaúcho. (Jornal).

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Para encontrar os modos de encenação do produto midiático e do leitor popular, buscamos o aporte dos conceitos de articulação e contrato de comunicação. Consideramos que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O jornal é encenado como um amigo do leitor, ou seja, há o apagamento das características típicas de um produto jornalístico. Já o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Dalcul Depexe, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora substituta dos Cursos de Comunicação Social da UFSM.

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Mestrado em Comunicação e tutora do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação Social da UFSM.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

DEPEXE, S. D.; AMARAL, M. F. Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 209–222, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)