Selma cuida dos outros: o cuidado de si em Dançando no Escuro
Palavras-chave:
Cuidado de si. Dançando no Escuro (Filme). Subjetivação. Platão. Cinema.Resumo
Este artigo procura encontrar indícios da noção grega de “cuidado de si” (a epiméleia heautoû, em Platão e por intermédio de Michel Foucault) na trajetória da personagem Selma do filme Dançando no Escuro (2000), de Lars von Trier. Pretende-se, assim, construir uma alternativa às leituras que conectam este cineasta ao tema da “culpa”, buscando nos processos de subjetivação de Selma as respostas para os impasses vividos por ela. O “cuidado de si” determinaria o modo de existência de Selma, sendo a culpa apenas um acessório de origem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Marcelo Carvalho da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.