Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de pós-graduação em Ciência da Computação nos triênios 2004-2006 e 2007-2009
Palavras-chave:
Comunicação científica. Ciência da computação. Programas de pós-graduação.Resumo
A área de Ciência da Computação tem se caracterizado por ser relativamente nova e dinâmica, atuando de forma interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento. No Brasil, existem atualmente mais de 45 programas acadêmicos de pós-graduação nesta área. Ao analisarmos tais programas, verifica-se um rápido crescimento em termos de produção bibliográfica e formação acadêmica. Este trabalho apresenta uma descrição do perfil/forma de produção acadêmica dos Programas de Ciência da Computação avaliados pela CAPES nos triênios 2004-2006 e 2007-2009. Como resultado da análise do perfil podemos destacar que a área de Computação Brasileira se caracteriza por: (i) publicar preferencialmente trabalhos completos em anais de congressos (aproximadamente 54%), seguido de artigos completos em periódicos (aproximadamente 14%), e (ii) orientar dissertações de mestrado, e trabalhos de conclusão de curso de graduação (ambas de aproximadamente 30%), seguido de iniciação científica (aproximadamente 21%).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Jesús P. Mena-Chalco, Luciano A. Digiampietri, Leonardo B. Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.