Manuais de procedimentos no processamento técnico

revisão sobre diretrizes e práticas em bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.32.145414

Palavras-chave:

gestão de unidade de informação, manual de procedimentos, processamento técnico

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre práticas e diretrizes para a elaboração de manuais de procedimentos no setor de processamento técnico em bibliotecas e unidades afins, com foco na sistematização e padronização dos processos de catalogação descritiva, indexação e classificação. Foram analisados 21 documentos, incluindo dez estudos de caso e 11 livros, combinando perspectivas teóricas e práticas. Os estudos de caso trouxeram contribuições práticas, com exemplos de padronização e aplicação de manuais, como os casos da Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Ouro Preto. Alguns estudos, como os sobre gibitecas, destacaram a necessidade de adaptar diretrizes a tipos específicos de acervo. Os livros analisados fornecem uma base teórica ampla, destacando conceitos de Organização e Métodos, padronização de fluxos e o papel estratégico dos manuais como instrumentos normativos. A revisão evidenciou convergências na importância da padronização e na relevância dos manuais para garantir eficiência, mas destacou lacunas na integração com tecnologias e nos processos de indexação e classificação. O estudo reforça a necessidade de equilíbrio entre padronização e flexibilidade, apontando caminhos para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Morais Brum, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC), e graduada em Biblioteconomia pela mesma instituição. Atua nas áreas de Organização e Tratamento da Informação, Gestão da Informação e Ciência de Dados aplicada a bibliotecas universitárias. Desenvolveu pesquisa de mestrado financiada pela FAPEMIG, voltada à elaboração de manuais de procedimentos para o setor de processamento técnico. Possui experiência em pesquisa, ensino e extensão, tendo atuado como bolsista de estágio docente e monitora nas disciplinas de Introdução às Ontologias e CDD/CDU. É integrante do grupo de pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX/ECI-UFMG) e do projeto de extensão Políticas de Indexação e Manuais de Procedimentos (ECI/UFMG). Atualmente, é editora da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação (ECI/UFMG). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do grupo Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra, Portugal). Membro do Conselho Scientific and Technical Advisory Council (STAC) do ISKO Internacional. Interesses na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento: ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros, glossários, mapas conceituais e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

Referências

ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.

ARAÚJO, L. C. G. Organização e métodos. São Paulo: Atlas, 1989.

ASSUMPÇÃO, F. S.; SANTOS, P. L. V. A. C. Representação do domínio bibliográfico: um olhar sobre os formatos MARC 21. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 54-74, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2054. Acesso em: 13 jun. 2024.

BAÍA, M. F.; CONDURÚ, M. T. Histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura: um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará. Revista ACB, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 6, 2022.

BLATTMANN, U.; REIS, Margarida Maria Oliveira. Gestão de processos em bibliotecas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v1i2.2077. Acesso em: 13 jun. 2024.

BROADY‐PRESTON, J.; PRESTON, H. Demonstrating quality in academic libraries. New Library World, Leeds, v. 100, n. 3, p. 124-129, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074809910267518. Acesso em: 13 jun. 2024.

CAMPELLO, B. Introdução ao controle bibliográfico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista Escola de Biblioteconomia, Belo Horizonte, v. 14, n. 02, p. 221-241, 1985.

CARNEIRO, T. F. Diretrizes para elaboração de uma política de indexação para acervos de centros de documentação e memória do teatro. 2022. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Organização do Conhecimento, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

CHINELATO FILHO, J. A arte de organizar para informatizar. Rio de Janeiro: LTC, 1993.

COSTA, F. C. S. Processamento técnico de histórias em quadrinhos: um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna, em Belém do Pará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

ERDMANN, R. H. Organizações de sistemas de produção. Florianópolis: Insular, 1998.

FERNEDA, E. Inserção da biblioteca na tecnologia: critérios para seleção de softwares de automação. Revista de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 45-55, 2018.

FERRARI, R. Writing narrative style literature reviews. Medical Writing, London, v. 24, n. 4, p. 230-235, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1179/2047480615Z.000000000329. Acesso em: 13 jun. 2024.

FIDEL, R. User‐centered indexing. Journal of the American Society for Information Science, New Jersey, v. 45, n. 8, p. 572-576, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199409)45:8<572::AID-ASI11>3.0.CO;2-X. Acesso em: 13 jun. 2024.

FUJITA, M. S. L. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da informação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 60-90, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v1i1.2089. Acesso em: 13 jun. 2024.

FUJITA, M. S. L.; CRUZ, M. C. A.; PATRÍCIO, B. O. M.; RIO BRANCO, L. B. P. R. Linguagens de indexação em bibliotecas universitárias: estudo analítico. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 190-225, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p190. Acesso em: 13 jun. 2024.

GRANKA, L. A.; JOACHIMS, T.; GAY, G. Eye-tracking analysis of user behavior in WWW search. In: ANNUAL INTERNATIONAL ACM SIGIR CONFERENCE ON RESEARCH AND DEVELOPMENT IN INFORMATION RETRIEVAL, 27., 2004, Sheffield. Proceedings [...]. New York: Association for Computing Machinery, 2004. p. 478-479.

HJØRLAND, B. Information seeking and subject representation. Westport: Greenwood Press, 1997.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LANGRIDGE, D. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

LEVY, D.; SANTOS, J. F. Automação de bibliotecas: impactos e perspectivas. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 73-82, 2001.

MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MACHADO, R. S.; ZAFALON, Z. R. Catalogação: dos princípios e teorias ao RDA e IFLA LRM. João Pessoa: Ed. UFPB, 2020.

MARQUES, C.; ODA, E. Organização, sistemas e métodos. Curitiba: Iesde Brasil, 2012.

MARTÍNEZ, P.; ZHANG, L. Inteligência artificial aplicada a bibliotecas: uma revisão sistemática. arXiv preprint, Ithaca, p. 1-35, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2312.08584. Acesso em: 23 jan. 2025.

MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 1996.

MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Cultura. Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Cuiabá: BPEEM, 2023.

NAVES, M. M. L. Curso de indexação: princípios e técnicas de indexação, com vistas à recuperação da informação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Biblioteca Universitária, 2004.

NONATO, R. S. Gestão da informação e sistemas de gestão de segurança da informação: modelo para a garantia de disponibilidade em processos de contratação. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

OLIVEIRA, S. M. Catalogação: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.

ORGANIZATIONAL FOR STANDARTIZATION (ISO). ISO 5963: Documentation - methods for examining documents, and selecting indexing terms. Géneve: ISO, 1985.

PEREIRA, V. Elaboração de um manual de procedimentos em biblioteca apoiada por mapeamento crítico de processos: o caso da biblioteca da Fundação Certi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

RAMOS, P. A. B. A gestão na organização de unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 1, p. 1-12, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i1.671. Acesso em: 10 jul. 2023.

RANGANATHAN, S. R. Colon Classification edition 7 (1971): a preview. 1967.

ROWLANDS, I. et al. The Google generation: the information behaviour of the researcher of the future. Aslib Proceedings, Leeds, v. 60, n. 4, p. 290-310, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00012530810887953. Acesso em: 10 jul. 2023.

SALES, R. A Classificação de livros de William Torrey Harris: influências de Bacon e Hegel nas classificações de biblioteca. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 188-204, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p188. Acesso em: 22 nov. 2024.

SANTOS, R. F. et al. Rotinas ao alcance de todos: a criação do manual de processamento técnico na universidade federal de ouro preto (UFOP). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. São Paulo: Febab, 2013. p. 1-11.

SANTOS, L. C.; FACHIN, G. R. B.; VARVAKIS, G. Gerenciando processos de serviços em bibliotecas. Ciência da informação, Brasília, v. 32, n. 2, p. 85-94, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1009. Acesso em: 22 nov. 2024.

SCHULTHEIß, S.; SUNKLER, S.; LEWANDOWSKI, D. We still trust in Google, but less than 10 years ago: an eye-tracking study. Information Research, Borás, v. 23, n. 3, p. 799, 2018.

SILVA, M. R.; FUJITA, M. S. L. A prática de indexação: análise da evolução de tendências teóricas e metodológicas. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 133-161, 2004.

SOUZA, O.; TABOSA, H. R. Possibilidades de uma biblioteca tecnológica. Fortaleza: Epub, 2017.

SOUZA, R. F. Organização do conhecimento. In: TOULTAIN, L. M. B. B. (org.). Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2007.

SVENONIUS, E. The intellectual foundation of information organization. Cambridge: The MIT Press, 2000. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2007. Resenha.

TEXEIRA, M. V. et al. Controle no fluxo de processos na catalogação: um estudo de caso na Biblioteca Central Ir. José Otão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. São Paulo: Febab. 2017.

VERGUEIRO, W.; CARVALHO, T.Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27-40, 2001.

VIEIRA, K. C. Processamento técnico: uma perspectiva histórica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2000, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2000.

VOSGRAU, S. R. C. et al. Manual de catalogação do SBU/UNICAMP: uma ferramenta para gestão da qualidade da informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16, 2010. Anais [...]. Rio de Janeiro: SIBI/UFRJ, 2010.

Publicado

2025-12-05

Como Citar

BRUM, Lilian Morais; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. Manuais de procedimentos no processamento técnico: revisão sobre diretrizes e práticas em bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 32, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.32.145414. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/145414. Acesso em: 3 ago. 2026.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.