O bibliotecário e a administração burocrática na escola: olhares sobre o Projeto Político-Pedagógico e a atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.81-98Palabras clave:
Biblioteca Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Pedagogia Burocrática, Atuação Profissional, Bibliotecário EscolarResumen
Tem-se como pressuposto para esta pesquisa que bibliotecários escolares desenvolvem uma atuação meramente técnica em instituições organizacionais escolares, possivelmente corroborada pela adesão do modelo burocrático de administração nas escolas. Esse viés, contudo, colide com o reconhecimento da ambivalência técnico-intelectual do profissional de biblioteconomia, dadas as suas várias facetas e competências profissionais fundamentais ao cenário escolar do século XXI. Nesse sentido, objetivou-se apresentar a atuação profissional de bibliotecários escolares e as suas experiências com o Projeto Político-Pedagógico das escolas onde atuam, levando-se em conta o contexto da administração burocrática da escola. Metodologicamente, foi realizado um estudo exploratório, quantitativo e descritivo. Os dados foram coletados em quatro grupos temáticos da rede social Facebook a partir da aplicação de um questionário virtual do Google no mês de junho de 2018. Como resultado, foi obtido que: (1) há visão organizacional estreita por parte do grupo gestor de escolas, pois cria-se a impressão de que esse mesmo grupo inviabiliza a possibilidade de trabalho horizontalizado e concretamente interdisciplinar na escola e (2) há centralidade e burocracia institucionais que interferem no alcance e na possibilidade de contribuição dos demais profissionais da escola para a construção e/ou reformulação do Projeto Político-Pedagógico, ocasião em que o bibliotecário escolar se insere.
Descargas
Citas
AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. F. R. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar, Curitiba, n. 30, p. 235-250, 2007.
AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. F. R.. O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 3, p. 206-2013, set./dez. 2011.
AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. F. R.. Projeto político-pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidades. Interacções, Lisboa, n. 21, p. 204-2018, 2012.
BRIGHENTE, M. F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 155-177, jan./abr. 2016.
CASTRO FILHO, C. M. As competências, os perfis e os aspectos sociais do bibliotecário na educação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 247-261, maio/ago. 2016.
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA 6ª REGIÃO. Carreira. Belo Horizonte. 2018.
CRUZ, J. A. W. A burocracia fora do senso comum. Perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p. 1-10, jan./jul. 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FORMOSINHO, J.; ARAÚJO, J. M. Anônimo do século XX: a construção da pedagogia burocrática. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (org.). Pedagogia(s) da infância: diálogos com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 293-327.
GADOTTI, M. Dimensão política do projeto pedagógico da Escola. In: MINAS GERAIS. Projeto de capacitação de dirigentes - PROCAD. Projeto político e pedagógico da escola. Belo Horizonte: SEE-MG, 2001. (Guia de estudos; 3).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IFLA – INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA School Library Guidelines. 2. ed. Haag: IFLA, 2015.
IFLA – INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E A CULTURA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. São Paulo: IFLA, 2000.
IFLA – INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E A CULTURA. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. São Paulo: IFLA, 2005.
MARTINS, S.; KARPINSKI, C. Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 1, p. 424-449, jan./abr. 2018.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico e projeto político-pedagógico da escola. In: PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. p. 73-93.
SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, 2, p. 347-369, mar./abr. 2009.
SOUZA, A. C. P. Biblioteca escolar: refletindo sobre a importância da cooperação entre o bibliotecário e a equipe pedagógica da escola. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. especial, p. 27-30, 2017.
TAVARES, A. M. B. N.; AZEVEDO, M. A.; MORAIS, P. S. A administração burocrática e sua repercussão na gestão escolar. Holos, Natal, v. 30, v. 2, p. 154-162, 2014.
VIANA, N. Burocracia: forma organizacional e classe social. Marxismo e Autogestão, Goiânia, v. 2, n. 3, p. 265-285, jan./jun. 2015.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora UnB, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Everton da Silva Camillo, Claudio Marcondes de Castro Filho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.