Chamada Pública voltada à Prevenção e ao Combate ao vírus Zika no Brasil

produção e colaboração científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119474

Palavras-chave:

bibliometria, cientometria, colaboração científica, produção científica, vírus Zika

Resumo

O artigo avalia a produção e a colaboração científica (coautoria) dos coordenadores dos projetos de pesquisa financiados pela Chamada Pública voltada à Prevenção e ao Combate ao vírus Zika. Trata-se de um estudo bibliométrico/cientométrico que analisou um total de 315 documentos sobre o vírus Zika indexados na Web of Science de autoria de 53 coordenadores beneficiados pela referida Chamada Pública. Os resultados indicaram que a maioria das produções científicas mais citadas foi publicada em periódicos de elevado Fator de Impacto e que houve uma expressiva colaboração científica entre países, especialmente com os Estados Unidos e com países europeus. Percebeu-se que esses estudos científicos também abordaram temáticas relacionadas com outros arbovírus e com as implicações à saúde da população ocasionada pela infecção decorrente do vírus Zika. A pesquisa conclui que o investimento nas referidas pesquisas científicas contribuiu para a geração de novos conhecimentos acerca do vírus Zika, atendendo assim ao objetivo principal da Chamada Pública, além da inserção e da visibilidade internacional da produção científica dos pesquisadores beneficiados com o financiamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Rocha de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutora em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

ROCHA DE QUEIROZ, K.; CALABRÓ, L.; GHENO, E. M. Chamada Pública voltada à Prevenção e ao Combate ao vírus Zika no Brasil: produção e colaboração científica . Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119474, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119474. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119474. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)