A Mercantilização da Educação no Brasil sob a Lógica da Especulação Financeira

Autores

  • Fábio Luciano Costa UNIRIO

Palavras-chave:

Educação, Especulação Financeira, Mercadoria.

Resumo

Este artigo aborda o processo de financeirização da educação no Brasil, dentre outros, caracterizado pela formação de grandes grupos empresariais educacionais, a sua desnacionalização com a inserção de capitais estrangeiros e a comercialização de ações de alguns destes grupos em bolsas de valores na busca da rápida ampliação dos lucros. Privilegiou-se uma discussão, ainda que introdutória, a qual pudesse inserir e associar o tema no campo dos estudos da economia política, com o foco nas reformas neoliberais e novo-desenvolvimentistas no país nas duas últimas décadas. Fenômeno recente e ainda pouco destacado pelos trabalhos acadêmicos, esta forma de mercantilização educacional, pela magnitude que tem tomado na movimentação de capitais, levanta questões importantes quanto aos rumos que estão direcionando a educação no sistema capitalista. Longe de combater, este processo educacional acaba por contribuir com a ampliação das desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luciano Costa, UNIRIO

Graduação História (UFU). Graduação incompleta Filosofia (UFU). Especialista em Sociologia Política (UFPR). Mestrando Educação (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Costa, F. L. (2012). A Mercantilização da Educação no Brasil sob a Lógica da Especulação Financeira. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 1. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/23683

Edição

Seção

Artigos