O Professor que Ensina Matemática e a sua Formação: uma experiência em Portugal

Maria de Lurdes Serrazina

Resumo


Este artigo discute características da formação continuada
de professores polivalentes em Matemática, que podem conduzir a
alterações na sua relação com a Matemática e nas suas práticas de sala de
aula. Para isso retoma o Programa de Formação Contínua em Matemática
(PFCM), desenvolvido em Portugal. Discute o conhecimento do professor
para ensinar Matemática, tipos de conhecimento necessários para um ensino
proficiente e relaciona-os com o desenvolvimento de uma atitude de
confiança do professor como professor que ensina Matemática. Apresenta,
o caso de uma professora, formanda do PFCM durante dois anos, evidenciando
o contributo do Programa para o desenvolvimento do seu conhecimento
e da sua postura como professora que ensina Matemática.


Palavras-chave


Conhecimento do Professor. Confiança. Ensino Proficiente. Formação Continuada.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo