Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz UFRGS

Palavras-chave:

Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão.

Resumo

O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, UFRGS

Carla Beatriz Meinerz é graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Didática e Ensino de História.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-22

Como Citar

Meinerz, C. B. (2011). Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957

Edição

Seção

Pesquisar em Educação