Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade

Autores

  • Américo Augusto Nogueira Vieira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB
  • Marcílio Toscano Franca Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Palavras-chave:

Metodologia Científica. Demarcação. Método Hipotético-Dedutivo. Interdisciplinaridade. Ensino.

Resumo

O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Augusto Nogueira Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Américo Augusto Nogueira Vieira é Pós-Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Pós-Doutorando em Direito (PPGCJ/UFPB), Doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (COPPE/UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Memória Social e Documentação (UNIRIO). Professor de Direito da UFPR

Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Ademir Clemente é Pós-Doutor em Economia (University of London, UK), Pós-Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Doutor em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Professor de Economia e Contabilidade da UFPR. 

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Guilherme Ataíde Dias é pesquisador pelo CNPq, Pós-Doutor em Ciência da Informação (UNESP/Marília), Doutor em Ciência da Informação (USP). Mestre em Organization & Management (Central Connecticut State University, USA). Professor de Ciência da Informação na UFPB.

Marcílio Toscano Franca Filho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Marcílio Toscano Franca Filho é Pós-Doutor em Direito (Instituto Universitário Europeu, Itália), Doutor em Direito (Universidade de Coimbra, Portugal), Mestre em Direito (PPGCJ/UFPB). Procurador do Ministério Público junto ao TCE/PB. Professor de Direito da UFPB. 

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Vieira, A. A. N., Clemente, A., Dias, G. A., & Franca Filho, M. T. (2016). Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54484

Edição

Seção

Artigos