Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade
Palavras-chave:
Metodologia Científica. Demarcação. Método Hipotético-Dedutivo. Interdisciplinaridade. Ensino.Resumo
O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.Downloads
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Publicado
2016-12-30
Como Citar
Vieira, A. A. N., Clemente, A., Dias, G. A., & Franca Filho, M. T. (2016). Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54484
Edição
Seção
Artigos