Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA
Palavras-chave:
Análise de Discurso, Educação de Jovens e Adultos, Perguntas de professores.Resumo
Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-03
Como Citar
Sant´Anna, S. M. L. (2020). Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96666
Edição
Seção
Artigos