Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA

Autores

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Educação de Jovens e Adultos, Perguntas de professores.

Resumo

Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant´Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Porto Alegre/RS

Sita Mara Lopes Sant`Anna é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional, (PPGED-MP). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação de Jovens e Adultos: Docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA.

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Sant´Anna, S. M. L. (2020). Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96666

Edição

Seção

Artigos