Dois Monólogos Não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médio

Autores

  • Carmem Zeli Vargas Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Jovens. Ensino Médio. Participação. Desigualdades.

Resumo

Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Zeli Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Carmem Zeli Vargas Gil é licenciada em História e doutora em Educação (UFRGS 2009). Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de História do IFCH e Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista CAPES, processo 6187/14-5.

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Fernando Seffner é licenciado em História e doutor em Educação (UFRGS 2003). Docente e orientador junto ao PPGEDU/UFRGS e ao Mestrado Profissional em Ensino de História. Integrante do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação. Este artigo é um dos produtos do período de pós-doutorado do autor, financiado pelo CNPq, processo 201042/2014-2.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Gil, C. Z. V., & Seffner, F. (2015). Dois Monólogos Não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médio. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55947

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)