Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção
Palavras-chave:
Psicanálise, Clínica Ampliada, Educação Não-Formal, Adolescência, Vulnerabilidade Social.Resumo
O presente trabalho é fruto de uma intervenção realizada com um grupo de alunos de uma ONG da cidade do Rio de Janeiro, dedicada ao ensino de música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho de campo se deu em um contexto de educação não-formal, visando conceber a clínica psicanalítica em uma perspectiva ampliada e, ainda, inserir a psicanálise como uma prática capaz de produzir efeitos clínico-políticos. A partir do Diário de Campo produzido ao longo dos encontros, reflexões são tecidas no sentido de analisar quais as repercussões do espaço grupal de acolhimento e de escuta ofertado aos jovens, em um entrelaçamento de teoria e prática.Downloads
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Publicado
2021-06-23
Como Citar
Klautau, P., Macedo, M. M. D. R. de, & Siniscalchi, M. (2021). Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109164
Edição
Seção
Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política