UM “RAIO-X” DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE 2006 A 2012

Ingrid Dittrich Wiggers, Nadson Santana Reis, Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Marisa Mello de Lima, Tayanne da Costa Freitas, Thainá Rodrigues de Moura Praça, Mayrhon José Abrantes Farias

Resumo


O objetivo do trabalho é analisar tendências da pesquisa em Educação Física Escolar no Brasil. Desenvolveu-se revisão sistemática em periódicos nacionais, de 2006 a 2012. A produção dessa área representa apenas 16,20% do total de artigos publicados. Entre os delineamentos, pesquisas bibliográficas e de campo se destacaram. Os estudos de enfoque diagnóstico se sobressaíram. Observa-se ainda uma tendência de crescimento em estudos de intervenção pedagógica, tal como no cenário internacional. Considerando a relevância social da Educação Física Escolar, faz-se necessário fomentar políticas de pesquisa e pós-graduação que atendam às especificidades da área.

 

 

 


Palavras-chave


Bibliometria. Artigo de revista. Publicações periódicas como assunto.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.50517

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