Agradecimentos por financiamento na produção científica brasileira representada na Web of Science

Gonzalo Rubén Alvarez, Sônia Elisa Caregnato

Resumo


Agradecimentos presentes em artigos representam um fenômeno social e oferecem caminhos alternativos para o estudo da pesquisa financiada (agradecimentos de natureza “financeira”) e da colaboração ‘oculta’ (agradecimentos de natureza “não financeira”) na produção científica. Analisou-se os agradecimentos por financiamento – funding acknowledgements (FA) – identificados nas publicações brasileiras de 2009-2016 indexadas na Web of Science (WoS), observando características da pesquisa financiada por área. O corpus é composto por 268.779 artigos, dos quais 71,4% incluem informações sobre agradecimentos por financiamento. A maior presença de FA em periódicos Q1, quando comparada à da totalidade de periódicos (todos os quartis) e em artigos minimamente citados, quando comparada à da totalidade de artigos sem FA minimamente citados, pode ser considerada um indicador de qualidade da pesquisa financiada no Brasil. De modo geral, a presença de FA em disciplinas de natureza teórica e social de áreas como Ciências Sociais e Humanidades é significativamente baixa em comparação às disciplinas de áreas de natureza experimental e aplicada como Física e Química e indica uma menor dependência de financiamento das primeiras. Os resultados revelam uma maior presença de FA em artigos de múltipla autoria, provavelmente como consequência da complexidade e custo financeiro das investigações no interior dos teamworks. Conclui-se que a presença de agradecimentos por financiamento nos artigos brasileiros varia conforme a área em virtude das particularidades de cada uma delas (natureza e orientação da pesquisa, perfil de publicação, estrutura organizacional etc.).


Palavras-chave


Produção científica; Agradecimentos por financiamento; Pesquisa financiada; Ciência brasileira; Bibliometria

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245240.48-70



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)