Análise das Características e Percepção de Alunos de Educação a Distância: um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Autores

  • Sonia Elisa Caregnato
  • Ana Maria Mielniczuk Moura

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ensino de Biblioteconomia, Internet.

Resumo

Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Elisa Caregnato

Doutora em Ciência da Informação pela Shefield University,England. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Ana Maria Mielniczuk Moura

Mestre em Comunicação e Informação pelo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) Professora Assistente do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

CAREGNATO, Sonia Elisa; MOURA, Ana Maria Mielniczuk. Análise das Características e Percepção de Alunos de Educação a Distância: um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 11–24, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.