Tendências nos estudos de Representação Temática da Informação: uma revisão integrativa dos artigos científicos indexados na Brapci
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245252.66-88Palavras-chave:
Revisão integrativa. Representação Temática da Informação. Indexação de assuntos. Representação da informação. Pesquisa em Ciência da Informação.Resumo
Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação cujo objetivo básico é verificar, por meio da Revisão Bibliográfica Integrativa, as tendências dos assuntos relativos aos estudos e às pesquisas que contemplam a representação temática nos artigos científicos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Entendemos a representação temática ou indexação como um esquema complexo de ações que visa identificar os assuntos principais de um documento objetivando oferecer “pistas” para a recuperação de informação. É uma pesquisa pautada na RBI, metodologia que permite sintetizar os conteúdos encontrados na literatura científica para evidenciar a manifestação de um determinado assunto e auxiliar em pesquisas posteriores. O lócus do estudo empírico foi a base de dados, tendo como recorte o período de 2012 a 2017. Os resultados evidenciam um total de 25 artigos concernentes à Representação Temática da Informação, sendo que as tendências das pesquisas contemplam: Arquivologia, indexação de documentos jurídicos, linguagens documentárias, estudos semânticos, mapas conceituais, indexação de imagens, bibliotecas universitárias, bibliotecas digitais/repositórios digitais, indexação de textos de literatura e ensino da representação temática a distância. Concluímos que as tendências dos estudos e das pesquisas sobre a Representação Temática da Informação contemplam uma diversidade de aplicações, tendo como função maior o acesso aos documentos e sua recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.