Tendências nos estudos de Representação Temática da Informação: uma revisão integrativa dos artigos científicos indexados na Brapci

Camila Regina de Oliveira Rabelo, Virginia Bentes Pinto

Resumo


Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação cujo objetivo básico é verificar, por meio da Revisão Bibliográfica Integrativa, as tendências dos assuntos relativos aos estudos e às pesquisas que contemplam a representação temática nos artigos científicos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Entendemos a representação temática ou indexação como um esquema complexo de ações que visa identificar os assuntos principais de um documento objetivando oferecer “pistas” para a recuperação de informação. É uma pesquisa pautada na RBI, metodologia que permite sintetizar os conteúdos encontrados na literatura científica para evidenciar a manifestação de um determinado assunto e auxiliar em pesquisas posteriores. O lócus do estudo empírico foi a base de dados, tendo como recorte o período de 2012 a 2017. Os resultados evidenciam um total de 25 artigos concernentes à Representação Temática da Informação, sendo que as tendências das pesquisas contemplam: Arquivologia, indexação de documentos jurídicos, linguagens documentárias, estudos semânticos, mapas conceituais, indexação de imagens, bibliotecas universitárias, bibliotecas digitais/repositórios digitais, indexação de textos de literatura e ensino da representação temática a distância. Concluímos que as tendências dos estudos e das pesquisas sobre a Representação Temática da Informação contemplam uma diversidade de aplicações, tendo como função maior o acesso aos documentos e sua recuperação.


Palavras-chave


Revisão integrativa. Representação Temática da Informação. Indexação de assuntos. Representação da informação. Pesquisa em Ciência da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245252.66-88



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)