Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento

Marta Lígia Pomim Valentim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, María Gladys Ceretta-Soria

Resumo


Analisa as relações, por meio de seus modelos, entre competência em informação (CEI), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, em um primeiro momento destaca alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos, em um segundo momento apresenta alguns modelos aplicados nesse contexto, com o intuito de conhecer as etapas/fases mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de CEI, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas/fases da CEI com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado apresenta a relação entre elas, e afirma que a CEI pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da CEI para além do âmbito das bibliotecas, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Competência em Informação; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Modelos de Competência em Informação; Modelos de Gestão da Informação; Modelos de Gestão do Conhecimento. Processos Informacionais.

Texto completo:

PDF RESUMO




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)