Análise cientométrica: produção científica e redes colaborativas a partir das publicações dos docentes dos programas de pós-graduação em Fonoaudiologia no Brasil

Autores

  • Jane Coelho Danuello Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Campus Marília)
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Fonoaudiologia. Produção científica. Estudos bibliométricos. Redes de coautoria. Cientometria.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos identificar os programas de pós-graduação em Fonoaudiologia no Brasil, apresentar a produção dos docentes em relação às tipologias documentais, mostrar a evolução da produção até o ano 2011, traçar as redes de colaboração entre os docentes e entre as instituições, bem como apresentar os indicadores das redes. Por meio do Portal  da Capes foram identificados oito programas de pós-graduação, obtendo-se uma lista com um total de 118 docentes. Os dados foram extraídos e compilados da Plataforma Lattes, utilizando o software ScriptLattes. Os gráficos foram gerados em planilhas Excel e, para traçar as redes, foi utilizado o software Ucinet e calculados os indicadores de densidade e centralidade. Verificou-se que a maioria dos cursos se localiza nas regiões sul e sudeste do país e que, apesar de recente, é uma área que já apresenta uma rede colaborativa significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Coelho Danuello, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Campus Marília)

Bibliotecária na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), mestre e doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília.

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduada em Pedagogia e Matemática, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho", professora assistente doutora desta Universidade do Departamento de Ciência da Informação e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Desenvolve  pesquisas nas seguintes áreas: estudos métricos, mais particularmente em Bibliometria e Cientometria e redes colaborativas.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

DANUELLO, J. C.; OLIVEIRA, E. F. T. de. Análise cientométrica: produção científica e redes colaborativas a partir das publicações dos docentes dos programas de pós-graduação em Fonoaudiologia no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 65–79, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33178. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo