A política de indexação nos estudos publicados na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Rainner Finelli Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.210-236

Palavras-chave:

Representação da informação, Indexação, Análise de assunto, Política de indexação.

Resumo

No contexto das pesquisas desenvolvidas na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, tanto no Brasil quanto no exterior, o tratamento temático da informação tem sido bastante abordado. De modo semelhante, a prática bibliotecária é subsidiada e beneficiada com as pesquisas realizadas nesse domínio. Com a adoção de diretrizes que orientam a representação dos objetos informacionais, o processo de indexação se torna facilitado nas unidades de informação. Com efeito, mediante o uso da política de indexação, o profissional pode utilizar termos controlados, reduzindo a subjetividade durante o processo, embora essa política ainda seja desconhecida em muitas unidades e serviços de informação. Diante deste cenário, o presente artigo tem como tema principal o processo e a política de indexação, cujo objetivo é demonstrar o seu uso da política de indexação, nas unidades de informação, como instrumento de padronização terminológica, considerando os conteúdos dos documentos e a realidade dos usuários. A pesquisa apresenta conceitos e características do processo e da política de indexação; identifica estudos que versam sobre a temática; e analisa resultados de estudos publicados acerca das contribuições dessa política. Trata-se de um texto descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação da revisão sistemática da literatura em uma amostra de 18 artigos selecionados. Com a análise dos resultados dessas publicações, foi possível constatar a contribuição desse documento em uma unidade de informação. Concluiu-se que a política promove a redução da subjetividade e que os elementos “exaustividade e especificidade” são indispensáveis nesse documento, pois possibilitam uma representação mais adequada às necessidades dos usuários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

GOMES, R. F.; LIMA, G. Ângela de. A política de indexação nos estudos publicados na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma revisão sistemática de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 210–236, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.210-236. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103507. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos