v. 17 n. 2 (2019): RENOTE 2019-2: Edição Especial - Workshop de Inovação Pedagógica com Tecnologia

					Visualizar v. 17 n. 2 (2019): RENOTE 2019-2: Edição Especial - Workshop de Inovação Pedagógica com Tecnologia

A presente edição extra da Revista RENOTE reúne uma série de artigos produzidos a partir de palestras e conferências apresentadas no "Workshop de Inovação Pedagógica com Tecnologia". Este Workshop, realizado no Centro Cultural da UFRGS em Porto Alegre entre 27 e 28 de março de 2019, reuniu pesquisadores e educadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com destacada atuação na educação, mais particularmente referenciada pelo uso de novas tecnologias.

Com a curadoria das professoras Jane Fraga Tutikian e Liane Margarida Rockenbach Tarouco, este workshop teve a pretensão de trazer à tona reflexões acerca do uso de tecnologias na educação.

O conjunto de artigos apresentados nesta edição da RENOTE podem assim ser configurados como uma espécie de "estado da arte" atual e acurado acerca do uso de tecnologias na educação. Questões como as tendências no uso de tecnologia no ensino superior, sala de aula invertida assim como ferramentas para a autoria de conteúdo educacional digital com multimídia e interatividade são abordados e discorridos ao longo dos artigos apresentados.

Não pretendendo esgotar os debates em torno da utilização das novas tecnologias na educação, as contribuições dos autores buscam apresentar reflexões acerca de tão atual e instigante tema.

Este conjunto de artigos apresentam, em comum, uma clara intenção de promover o uso de tecnologia de informação e comunicação em atividades educacionais. São assim apresentadas soluções para a inovação em atividades de ensino e aprendizagem em nível do ensino superior. Igualmente, são abordados temas que possam proporcionar um aprimoramento da fluência digital para a autoria de conteúdo educacional. Por fim, cabe destacar uma clara aproximação com questões relacionadas à multimídia digital e interativa.

O primeiro conjunto de artigos discorre em termos teórico-metodológicos acerca da implementação de práticas inovadoras, uso de tecnologias digitais, inovação pedagógica e ensino híbrido.

O segundo conjunto de artigos reúnem experiências concretas do uso de novas tecnologias em sala de aula ou mesmo em outros ambientes educacionais.

Um terceiro conjunto de artigos abordam a produção e divulgação de recursos digitais educacionais, tanto em nível da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como em ambientes não acadêmicos.

 

Lovois de Andrade Miguel
Secretário de Educação a Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado: 2019-08-23

Comissão Técnica