Produção e Disponibilização de Recursos Digitais Educacionais na UFRGS – A Experiência do NAPEAD / SEAD
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.96591Palavras-chave:
Recursos educacionais, vídeos educacionais, jogos educacionais, MOOC, interdisciplinaridade.Resumo
Neste artigo apresentamos o processo de produção de recursos educacionais do Napead - Núcleo de Produção Multimídia da UFRGS, vinculado à Sead (Secretaria de Educação a Distância) da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo as modalidades de serviços oferecidas, e como solicitá-las. Este relato serve como ponto de partida para contrastarmos a forma como gerenciamos nosso processo de produção com a que é relatada na literatura acadêmica, em especial a relacionada a vídeos e programas educacionais. Para atender a (crescente) demanda pelos nossos serviços, tivemos que encontrar uma forma de equacionar prazos e qualidade – e envolver professores e bolsistas em equipes interdisciplinares exigiria muito tempo de todas as partes. Também se considera que a diferença entre a experiência que temos e o que é relatado pela literatura deve-se ao fato de sermos um estúdio de produção, e não uma equipe envolvida com um projeto de pesquisa ou extensão – o que facilita o compartilhamento dos saberes pela equipe. Assumindo esta premissa, fica explicada a diferença entre as formas de produzir indicadas nos artigos consultados e a que estamos adotando atualmente.Downloads
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Publicado
2019-08-23
Como Citar
TRINDADE PERRY, G.; LIMA, I.; DE ARAÚJO CARVALHO, F.; RAMOS, C.; SANTOS, M. Produção e Disponibilização de Recursos Digitais Educacionais na UFRGS – A Experiência do NAPEAD / SEAD. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 109–120, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96591. Acesso em: 23 abr. 2025.
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Artigos
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