Produção e Disponibilização de Recursos Digitais Educacionais na UFRGS – A Experiência do NAPEAD / SEAD

Autores

  • Gabriela Trindade Perry PPGIE / UFGRS
  • Ivana Lima PPGIE / UFGRS
  • Felipe de Araújo Carvalho
  • Caio Ramos Napead / Sead
  • Marlise Santos Napead / Sead

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.96591

Palavras-chave:

Recursos educacionais, vídeos educacionais, jogos educacionais, MOOC, interdisciplinaridade.

Resumo

Neste artigo apresentamos o processo de produção de recursos educacionais do Napead - Núcleo de Produção Multimídia da UFRGS, vinculado à Sead (Secretaria de Educação a Distância) da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo as modalidades de serviços oferecidas, e como solicitá-las. Este relato serve como ponto de partida para contrastarmos a forma como gerenciamos nosso processo de produção com a que é relatada na literatura acadêmica, em especial a relacionada a vídeos e programas educacionais. Para atender a (crescente) demanda pelos nossos serviços, tivemos que encontrar uma forma de equacionar prazos e qualidade – e envolver professores e bolsistas em equipes interdisciplinares exigiria muito tempo de todas as partes. Também se considera que a diferença entre a experiência que temos e o que é relatado pela literatura deve-se ao fato de sermos um estúdio de produção, e não uma equipe envolvida com um projeto de pesquisa ou extensão – o que facilita o compartilhamento dos saberes pela equipe. Assumindo esta premissa, fica explicada a diferença entre as formas de produzir indicadas nos artigos consultados e a que estamos adotando atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Como Citar

TRINDADE PERRY, G.; LIMA, I.; DE ARAÚJO CARVALHO, F.; RAMOS, C.; SANTOS, M. Produção e Disponibilização de Recursos Digitais Educacionais na UFRGS – A Experiência do NAPEAD / SEAD. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 109–120, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96591. Acesso em: 16 ago. 2022.