Aprendendo Ativamente na Veterinária
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.96585Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Educação, Ensino na Medicina Veterinária, Prática Pedagógica colaborativa.Resumo
A aprendizagem ativa é um conjunto de práticas que busca envolver o aluno na construção colaborativa do seu processo de aprendizagem. Existem inúmeros métodos, softwares e perspectivas na aprendizagem ativa que ocorreram na última década e que desafiam a docência contemporânea. No entanto a infraestrutura e os espaços físicos nas Universidades não deixam de ser um outro grande desafio para a aplicação da aprendizagem ativa. Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência ocorrida na Faculdade de Veterinária da UFRGS. Este processo inicia em 2013 com a discussão da necessidade de readequação curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Surgindo assim a discussão sobre os processos de ensino aprendizagem e a necessidade da adoção de metodologias ativas em sala de aula. Esse processo mostrou a necessidade premente da capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas e colaborativas, bem como, a iniciativa de um grupo de professores de aprender novas praticas de ensinar-aprender.Downloads
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Publicado
2019-08-23
Como Citar
BRACAGIOLI NETO, A.; ARAUJO WAGNER, S. Aprendendo Ativamente na Veterinária. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 35–45, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96585. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96585. Acesso em: 23 abr. 2025.
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Artigos
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