Aprendendo Ativamente na Veterinária

Autores

  • Alberto Bracagioli Neto UFRGS
  • Saionara Araujo Wagner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.96585

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Educação, Ensino na Medicina Veterinária, Prática Pedagógica colaborativa.

Resumo

A aprendizagem ativa é um conjunto de práticas que busca envolver o aluno na construção colaborativa do seu processo de aprendizagem. Existem inúmeros métodos, softwares e perspectivas na aprendizagem ativa que ocorreram na última década e que desafiam a docência contemporânea. No entanto a infraestrutura e os espaços físicos nas Universidades não deixam de ser um outro grande desafio para a aplicação da aprendizagem ativa. Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência ocorrida na Faculdade de Veterinária da UFRGS. Este processo inicia em 2013 com a discussão da necessidade de readequação curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Surgindo assim a discussão sobre os processos de ensino aprendizagem e a necessidade da adoção de metodologias ativas em sala de aula. Esse processo mostrou a necessidade premente da capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas e colaborativas, bem como, a iniciativa de um grupo de professores de aprender novas praticas de ensinar-aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Como Citar

BRACAGIOLI NETO, A.; ARAUJO WAGNER, S. Aprendendo Ativamente na Veterinária. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 35–45, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96585. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96585. Acesso em: 4 out. 2022.