Para uma tipologia da participação nas práticas artísticas comunitárias: A experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal

Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Isabel Menezes

Resumo


A presença da dimensão participativa nos processos criativos é uma característica central na criação artística contemporânea, mas a relação entre processos e resultados é complexa e merece ser aprofundada. Este artigo, sustentado na revisão da literatura e na observação de experiências de práticas artísticas comunitárias referentes a três grupos teatrais no Brasil e Portugal, tenta dar um contributo para essa discussão. A articulação da literatura sobre processos artísticos de criação coletiva e sobre participação cívica e política com os dados empíricos sustenta um exercício integrador que identifica dimensões estruturantes da qualidade das experiências de participação em processos artísticos, a saber: formas de participação das comunidades (participantes não profissionais); dinâmicas dos processos criativos; temas basilares; relação profissionais e comunidades (não profissionais); e espaços de criação e apresentação. 


Palavras-chave


processos artísticos participativos, teatro, práticas artísticas comunitárias, participação cívica e política

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