Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças

Authors

  • Irene Cortesão Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-3314-8047
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Keywords:

crianças, coros infantis, intervenção musical comunitária, Artes, Educação

Abstract

This article explores the possibility of developing musical, social, and personal skills in children, reflecting on the effects of their participation in community coral projects. Two coral projects (in three schools and in a cultural institution of reference) are analyzed, aiming to enhance music as children’s instrument of sociocultural and affective development. Being projects conceived by adults, children are active musical subjects of artistic practices. Through an ethnographic approach, the daily life of these projects was followed, focused discussion groups and interviews with project participants were conducted. The data collected suggest that those involved in the projects recognize positive effects on children on the level of personal and social skills as well as on their ability to enjoy and build musical taste.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Irene Cortesão, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto

Irene Cortesão Costa, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. e É licenciada em Sociologia (FLUP) e tem o Curso de Música do Conservatório do Porto. Mestre em Antropologia Aplicada ao Trabalho Comunitário e Diploma Profissional em Trabalho Comunitário pelo Goldsmiths College da Universidade de Londres  e é doutorada  em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e ciências da Educação, Universidade do Porto. Fez formação especializada na Escola d’Expressió i Psicomotricitat do Institut d’Educació de Barcelona em “Expressão-Comunicação e Linguagens na Prática Socioeducativa”. Foi coordenadora dos serviços para a infância e juventude do Deptford Community Centre, Londres e da Casa das Glicínias - Vale de Campanhã no Porto. 

Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Isabel Menezes é licenciada e doutorada em Psicologia pela U.Porto, onde é Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Educação. Leciona nas áreas de Metodologias de Investigação e de Intervenção Educativas, Educação para a Cidadania e Psicologia Política. Faz investigação sobre participação cívica e política de crianças, jovens e adultos, com especial interesse por grupos discriminados, e as formas como experiências de educação não-formal, incluindo no domínio artístico, podem contribuir para o empoderamento desses grupos

Published

2022-12-23

How to Cite

Cortesão, I., & Menezes, I. (2022). Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças. Brazilian Journal on Presence Studies, 13(1), 1–31. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124115

Issue

Section

Children Performers