Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações

Autores

  • Joana P. Cruz CIIE - FPCEUP
  • Carla Malafaia Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
  • José Eduardo Silva School of Theatre and Performative Arts of ELACH, School of Arts and Humanities University of MInho https://orcid.org/0000-0001-9972-0814
  • Isabel Menezes

Palavras-chave:

Photovoice, Violência no Namoro, Investigação baseadas nas Artes, Investigação Colaborativa, Género

Resumo

Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações – A partir de um projeto de investigação-ação colaborativa com uma turma do ensino médio, discutem-se as possibilidades que as metodologias artísticas trazem para análises e reflexões coletivas com vista à promoção da consciência política juvenil. Por meio de momentos de exploração estético-política, nos quais se mobilizou o Teatro do Oprimido e o Photovoice, os/as jo-vens refletiram sobre as suas experiências e problemas quotidianos, emergindo a violência do namo-ro como o tema mais significativo. À reflexão conjunta entre os/as jovens, somaram-se atores locais e discutiram-se narrativas visuais feitas por dois grupos. Neste artigo, reconhece-se o potencial das artes na problematização das relações e construções de género, na implicação emocional e subjetiva dos/as participantes e como modo de politizar um ‘aparente’ problema individual.

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Biografia do Autor

Joana P. Cruz, CIIE - FPCEUP

Joana P. Cruz é Investigadora Doutorada no Centro de Investigação e Interven-ção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Tem feito investigação baseada em artes para compreender a Participação Cívica e Política dos jovens, os movimentos sociais e as relações de poder em ambientes institucionais. Co-coordena o Laboratório de Teatro e Política do Porto, um espaço de experimentação teatral com foco parti-cular no Teatro do Oprimido.

Carla Malafaia, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Carla Malafaia é Investigadora Doutorada (equiparada a Investigadora Principal -CEECINST/00134/2021) no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Tem desenvolvido e coordenado investigação nas áreas da participação política juvenil, mobilizando metodologias mistas, participatórias e visuais, incluindo a avaliação de projetos artísticos de base comunitária. 

José Eduardo Silva, School of Theatre and Performative Arts of ELACH, School of Arts and Humanities University of MInho

Actor, encenador de teatro, investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) em Braga, Portugal. Os seus interesses de investigação interceptam a criação artística teatral, o desenvolvimento psicológico e a transformação social. Licenciado em Estudos Teatrais na (Universidade Politécnica do Porto) e Doutorado em Psicologia na FPCEUP. 

Isabel Menezes

Isabel Menezes é bacharel em Teatro (ESAP), licenciada e doutorada em Psicologia e tem agregação em Ciências da Educação (U.Porto). É Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Educação - Cátedra OEI de Educação para a Cidadania/Global e está na direção do CIIE- Centro de Investigação e de Intervenção Educativas na Universidade do Porto. Tem desenvolvido projetos sobre a participação cívica e política de crianças, jovens e adultos, com especial interesse pela relação entre a arte comunitária e a política.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Cruz, J. P., Malafaia, C., Silva, J. E., & Menezes, I. (2024). Os Métodos Artísticos como Forma de Olhar as Possibilidades de Construção do Género e suas Relações. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132171

Edição

Seção

Performance e Gênero I