Para uma tipologia da participação nas práticas artísticas comunitárias: A experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal
Keywords:
processos artísticos participativos, teatro, práticas artísticas comunitárias, participação cívica e políticaAbstract
A presença da dimensão participativa nos processos criativos é uma característica central na criação artística contemporânea, mas a relação entre processos e resultados é complexa e merece ser aprofundada. Este artigo, sustentado na revisão da literatura e na observação de experiências de práticas artísticas comunitárias referentes a três grupos teatrais no Brasil e Portugal, tenta dar um contributo para essa discussão. A articulação da literatura sobre processos artísticos de criação coletiva e sobre participação cívica e política com os dados empíricos sustenta um exercício integrador que identifica dimensões estruturantes da qualidade das experiências de participação em processos artísticos, a saber: formas de participação das comunidades (participantes não profissionais); dinâmicas dos processos criativos; temas basilares; relação profissionais e comunidades (não profissionais); e espaços de criação e apresentação.
Downloads
References
AMADO, João; SILVA, Luciano. Os estudos etnográficos em contextos educativos. In: AMADO, João (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. P. 145-168.
AMNA, Erik & EKMAN, Joakim. Standby citizens: diverse faces of political passivity. European Political Science Review, V.6, 261-281, 2014.
ANDRÉ, Carminda. Arte, biopolítica e resistência. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 426-442, jul./dez. 2011.
ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Paris: Flammarion, 2004.
ARNSTEIN, Sherry. A ladder of citizen participation. JAIP, v. 35, n. 4, p. 216-224, jul. 1969.
BAIOCCHI, Gianpaolo; BENNETT, Elizabeth; CORDNER, Alissa; KLEIN, Peter; SAVELL, Stephanie. The Civic Imagination: making a difference in American political life. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.
BARNES, Samuel; KAASE, Max. Political action: Mass participation in five western democracies. Beverly Hills, California: Sage, 1979.
BEZELGA, Isabel; CRUZ, Hugo; AGUIAR, Ramon. La investigación en prácticas de teatro y comunidade: perspectivas desde Portugal y Brasil. Investigación Teatral, v. 6, n. 9, p. 8-26, jan./jul. 2016.
BIDEGAIN, Marcela. Teatro comunitário: Resistencia y transformación social. Buenos Aires: Atuel, 2007.
BISHOP, Claire. Participation and spectacle: Where are we now?. Lecture for Creative Time’s Living as Form. 2011. Disponível em: < http://dieklaumichshow.doragarcia.org/pdfs/Bishop.pdf>. Acesso em: 11, Jan., 2018.
BISHOP, Claire. Artificial hells: Participatory art and the politics of spectatorship. New York: Verso, 2012.
BOAL, Augusto. Técnicas Latino Americanas de teatro popular. Coimbra: Teatro Centelha, 1977.
BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOEHM, Amnon; BOEHM, Esther. Community theatre as a means of empowerment in social work: A case study of women’s community theatre. Journal of Social Work, v. 3, n. 3, p. 283-300, 2003.
BOEREN, Ad. Getting involved: communication for participatory development. Community Development Journal, v. 27, n.3, p.259-271, Jul. 1992.
BORBA, Julian. Participação política: Uma revisão dos modelos de classificação. Sociedade e Estado, v. 27, n. 2, p. 263-288, maio/ago. 2012.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: Uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRECHT, Bertolt. Brecht on theatre. New York: Hill and Wang, 1957/1964.
BUTLER, Judith. Cuerpos aliados y lucha politíca: Hacia una teoría performativa de la asamblea. Barcelona: Paidós, 2017.
CADETE, Maria do Rosário. Modelo de intervenção teatral para a transformação pessoal e social. Teatro: Revista de Estudios Culturales/A Journal of Cultural Studies, v. 26, n. 26, p. 199-223, 2013.
CHAFIROVITCH, Cristina Russo. Teatro social, criação artística, ação e performance na comunidade. Lisboa: Esfera do Caos Editores, 2016.
COHEN-CRUZ, Jan. Local acts: Community-based performance in the United States. London: Rutgers University Press, 2005.
CRUZ, Hugo. Arte e comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
DIAS, Teresa Silva. Como pensam "elas" a organização das sociedades e o exercício da cidadania? Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico. Porto: Universidade do Porto, 2013, Tese (Doutorado em Ciências da Educação).
EKMAN, Joakim; AMNA, Erik. Political participation and civic engagement: towards a new typology. Human Affairs, v. 22, p. 283-300, 2012.
ERVEN, Eugene van. Community theatre: Global perspectives. London: Routledge, 2001.
FERNANDES, Sílvia. Teatro expandido em contexto brasileiro. Revista Sala Preta, v. 18, n. 1, p. 6-34, 2018.
FERREIRA, Pedro Daniel. Concepções de direitos activos de cidadania e experiências de participação na sociedade civil. Porto: Universidade do Porto, 2006, Tese (Doutorado em Psicologia).
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FRADIQUE, Teresa. For years, I have dreamed of a liberated Anthropology. In: GODINHO, Paula (Coord.). Antropologia e performance: Agir, atuar, exibir. Castro Verde: 100 Luz, 2014. P. 28-54.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HAHN, Carole. Becoming Political: Comparative Perspectives on Citizenship Education. Albany: State University of New York Press, 1998.
HARVEY, David; TELES, Edson; SADER, Emir. Ocuppy: Movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
HERNÁNDEZ, Fernando Hernández. La investigación basada en las artes: Propuestas para repensar la investigación en educación. Educatio Siglo XXI, n. 26, p. 85-118, 2008.
HOPKINS, Sam. Leading global thinker of 2014. Interview in CCW Graduate School Blog. Camberwell, Chelseam Wimbledon Graduate School. 2014. Disponível em: <http://www.ccwgraduateschool.org/sam-hopkins-leading-global-thinker-of-2014/>. Acesso em: 20, Mar., 2018.
HUYBRECHTS, Liesbeth; DREESSEN, Katrien; SCHEPERS, Selina. Mapping design practices: on risk, hybridity and participation. In: PDC '12 Proceedings of the 12th Participatory Design Conference: Exploratory Papers, Workshop Descriptions, Industry Cases - Volume 2. New York: ACM, 2012. P. 29-32.
HUYBRECHTS, Liesbeth (Ed.). Participation is risky: Approaches to joint creative processes. Amesterdam: Valiz Antennae, 2014.
JORDAN, Tim. Activism!: Direct action, hacktivism and the future of society. Londres: Reaktion Books, 2002.
KAASE, Max. The challenge of “participatory revolution” in pluralistic democracies. International Political Science Review, v. 5, n. 3, p. 299-318, 1984.
KATZMAIR, Harald. Community arts: network mapping. Wien: FasResearch/Community Arts Lab, 2018.
KESTER, Grant. The one and the many: Contemporary collaborative art in a global context. Durham, NC: Duke University Press, 2011.
KRAVAGNA, Christian. Working on the Community. Models of Participatory Practice. EIPCP, European Institute for Progressive Cultural Policies. 1999. Disponível em: <http://eipcp.net/transversal/1204/kravagna/en>. Acesso em: 13, Mar., 2018.
MARCEAU, Carole; GENDRON-LANGEVIN, Maud. A Emergência de Vozes Distintas na Escola e na Comunidade: práticas singulares de ensino de teatro no Quebec. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 287-312, maio/ago. 2015.
MATARASSO, François. (2013). All in this together: The depoliticisation of community art in Britain, 1970-2011. In: ERVEN, Eugene (Ed.). Conference ICAF Rotterdam 2013, Volume Community, Art, Power: Essays from ICAF 2011. Rotterdam: RWT, 2013. P. 214-240.
MALAFAIA, Carla. Living and doing politics: an educational travelogue through meanings, processes and effects Porto: Universidade do Porto, 2017, Tese (Doutorado em Ciências da Educação).
MATARASSO, François. A restless art: participatory art in a changing world. A Restkess Art: how participation won, and why it matter. 2017. Disponível em: <http://arestlessart.com>. Acesso em: 3, Mai., 2018.
MENEZES, Isabel. Participation experiences and civic concepts, attitudes and engagement: Implications for citizenship education projects. European Educational Research Journal, 2(3), 430-445, 2003.
MENEZES, Isabel; JESUS, Maria Fernandes; RIBEIRO, Norberto; MALAFAIA, Carla. Agência e participação cívica e política de jovens. In: MENEZES, Isabel; MALAFAIA, Carla; RIBEIRO, Noberto (Orgs.). Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia. Porto: LivPsic, 2012. P. 09-26.
MOTOS-TERRUEL, Tomás; BENLLIURE, Vicente Alfonso. Beneficios de hacer teatro e el desarrollo positivo en adolescentes de Valencia. Revista Investigación en Educación, v. 16, n. 1, 34-50, 2018.
MILBRATH, Lester. Political participation: How and why do people get involved in politics?. Chicago: Rand McNally College Publishing Company, 1965.
NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Declaração: Isto não é um manifesto. São Paulo: n-1 Edições, 2014.
NEVES, Tiago; GUEDES, Mafalda. A validação e certificação de competências pessoais e sociais. In MOTA, Maria João (Coord.). Arte e cidadania em contexto prisional: Percursos do projeto ECOAR. Porto: PELE, 2016. P. 80-90.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento, n. 10, p. 127-136, dez. 2008.
NORRIS, Pippa. Democratic Phoenix: Reinventing political activism. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
PLASTOW, Jane. Practising for the revolution? The influence of Augusto Boal in Brazil and Africa. Journal of Transatlantic Studies, v. 7, n. 3, 294-303, 2009.
PRENTKI, Tim. Must the show go on? The case for Theatre For Development. Development in Practice. V. 8, 419-429, 1998.
PRENTKI, Tim; PRESTON, Sheila (Eds.). The applied theatre reader. London and New York: Routledge, 2009.
PUTNAM, Robert. Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. New York: Touchstone Books, 2001.
ODDEY, Alison. Devising theatre: A practical and theoretical handbook. London: Routledge, 1994.
RAMOS, María del Carmen; SANZ, Sonia Sanz. El teatro comunitário como estratégia de desarrollo social a nível local: El caso de Patricios, Provincia de Buenos Aires. Miriada, v. 2, n. 4, p. 141-157, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. Estética e política: A partilha do sensível. Porto: Dafne Editora, 2005.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: Articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
RAPPAPORT, Julian. Terms of empowerment/exemplars of prevention: Toward a theory for community psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, p. 121-148, 1987.
SCHININÀ, Guglielmo. Here we are: social theatre and some open questions about its developments. The Theatre Drama Review, v. 48, n. 3, 17-31, 2004.
SLOMAN, Annie. Using participatory theatre in international community development. Community Development Journal, v. 47, n. 1, p. 42-57, Jan. 2012.
TEIXEIRA, Tânia Márcia. Dimensões sócio educativas do teatro do oprimido de Augusto Boal. Revista Recre-arte, v. 4, p. 1-17, 2005.
THOMSON, Paula; JAQUE, S. Victoria. Testimonial theatre-making: Establishing or dissociating the self. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, v. 5, n. 3, p. 229-236, 2011.
TURNER, Victor. From ritual to theatre. New York: PAJ, 1982.
TRICKETT, Edison. Community Psychology: individuals and interventions in community context. Annual Review of Psychology, v.60, p.395-419, 2009.
SULLIVAN, John; TRANSUE, John. The Psychological Underpinnings of Democracy: A Selective Review of Research on Political Tolerance, Interpersonal Trust, and Social Capital. Annual Review of Psychology, vol. 50, n. 1, p. 625-650, 1999.
WINCHESTER, Joanna. Challenges to reciprocity: Gift exchange as a theoretical framework of community arts practice. Performance Paradigm, 9. Disponível em: http://www.performanceparadigm.net/category/journal/issue-9/. Acesso em: 5, Jun., 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.