Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Comissão Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física Ensino de Geografia
v. 12 n. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física Ensino de Geografia
Publicado:
19-11-2019
Apresentação
Geografia Física e Ensino de Geografia
Liz Cristiane Dias, Antônio Carlos Castrogiovanni
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.98320
Artigos
MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol
01-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97186
AS GEOTECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Roberto Cassol
11-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97188
SAÍDA DE CAMPO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista
21-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97189
PAISAGEM, LUGAR E TERRITÓRIO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CAMPO: A GEOGRAFIA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DO CAMPO
Christiano Corrêa Teixeira, Antonio Carlos Castrogiovanni
30-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97196
A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES
Lânderson Antóra Barros, Antonio Carlos Castrogiovanni, Christiano Corrêa Teixeira
39-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97266
UM OLHAR MINERALÓGICO - O PERFIL DO QUARTZO E SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS
Michel Gomes de Freitas, Vandervilson Alves Carneiro
49-58
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97275
JOGO DA VELHA ENVOLVENDO CLIMATOLOGIA E A CIDADE DE SÃO GONÇALO/RJ
Lucas Da Silva Santos
59-72
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97311
ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA
Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Maryelle Florêncio Mariano
73-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97342
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Domitila Theil Radtke
81-88
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97465
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA SIGNIFICATIVA NA PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS
Camila Bento Bragança, Anice Esteves Afonso
89-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97480
A FORMAÇÃO DA ATMOSFERA TERRESTRE - HISTÓRIA EM QUADRINHOS A PARTIR DE CONTO DE ITALO CALVINO
Erika Collischonn
96-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97500
A TEMÁTICA FÍSICA-AMBIENTAL ABORDADA NOS ENCONTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL
Éliton Paulo Novais, José Edézio da Cunha
107-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97502
LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: DIÁLOGO PARA ANALISAR A DESVALORIZAÇÃO DOS RIOS NA PAISAGEM URBANA
Daiana Freitas Nascimento
115-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97513
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS NO COLÉGIO ESTADUAL GONÇALO ROLLEMBERG LEITE
Simone Neves Cunha, Marcia Eliane Silva Carvalho
124-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97515
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO “RIO DO PEIXE” NO MUNICIPIO DE CORONEL JOÃO SÁ – BA SOB O OLHAR DO DISCENTE
Luciano Andrade da Silva, Márcia Eliane Silva Carvalho
135-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97516
O USO DE NOTÍCIAS ON LINE E DE TELEJORNAIS PARA MEDIAR OS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Hemerson Souza Gomes, Ana Claudia Ramos Sacramento
146- 154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97517
AS POTENCIALIDADES DA LINGUAGEM FILMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO
Maria Eduarda Andrade de Faria, David de Abreu Alves
155-163
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97518
QUANDO O SOLO VIRA ARTE: A GEODIVERSIDADE ENTRE CORES E PAISAGENS LONDRINENSES
José Rafael Vilela da Silva, Jeani Delgado Paschoal Moura
164-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97523
DE MALAS PRONTAS PARA A ANTÁRTICA
Carina Petsch, Rafaela Mattos Costa, Luiz Felipe Velho, Kátia Kellem da Rosa
180-192
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97530
A RPPN ESTADUAL MO´Ã VAI Á ESCOLA:UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ALFREDO LENHARDT, ITAARA/RS
Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues
193-206
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97533
A BIOGEOGRAFIA E A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA
Ivan de Matos e Silva Junior, Rosiléia Oliveira de Almeida
207-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97534
O POTENCIAL DO USO DO DESENHO E DO CONCEITO DE PAISAGEM PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Adriana Olívia Alves
216-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97538
CLIMA E COTIDIANO: SENSITIVIDADE AOS TIPOS DE TEMPO NA ESCOLA
Valdirene Drehmer, Bianca Marques Maio, Erika Collischonn
226-237
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97548
O ARQUIVO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE: CONTRIBUTOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DOS RIOS DO NORTE DE PORTUGAL
Francisco Silva Costa, António Batista Vieira
238-251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97550
RELEITURA DA CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN PARA DEMONSTRAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ricardo de Jesus Brandolt
252-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97552
PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS
Gabriela Klering Dias, Liz Cristiane Dias
262-270
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97536
REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE SISTÊMICA NA GEOGRAFIA TENDO O TEMA ÁGUA COMO REFERÊNCIA
Camylla Silva Otto, Eliana Marta Barbosa de Morais
271-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97560
USO DE RECURSOS DO GOOGLE EARTH NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA COMPREENSÃO DA EXPANSÃO DA SILVICULTURA NA ZONA RURAL DE PIEDADE-SP E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Jocasta Harue Tamataya, Deborah Joanna Campos Branco, Felipe Gabriel Ribeiro
281-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97563
CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Eliana Marta Barbosa de Morais
290-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97582
OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA
Layanne Almeida de Souza, Juliana Ramalho Barros
299-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97604
NARRATIVAS DAS PAISAGENS LACUSTRES DE PELOTAS/RS: POSSIBILIDADES AO ENSINO DO TURISMO PELA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
Laura - Rudzewicz, Antonio Carlos Castrogiovanni
307-320
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97753
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave