v. 12 n. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física Ensino de Geografia

					Visualizar v. 12 n. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física  Ensino de Geografia
Publicado: 19-11-2019

Apresentação

  • Geografia Física e Ensino de Geografia

    Liz Cristiane Dias, Antônio Carlos Castrogiovanni
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.98320

Artigos

  • MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

    Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97186
  • AS GEOTECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Roberto Cassol
    11-20
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97188
  • SAÍDA DE CAMPO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

    Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista
    21-29
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97189
  • PAISAGEM, LUGAR E TERRITÓRIO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CAMPO: A GEOGRAFIA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DO CAMPO

    Christiano Corrêa Teixeira, Antonio Carlos Castrogiovanni
    30-38
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97196
  • A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES

    Lânderson Antóra Barros, Antonio Carlos Castrogiovanni, Christiano Corrêa Teixeira
    39-48
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97266
  • UM OLHAR MINERALÓGICO - O PERFIL DO QUARTZO E SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS

    Michel Gomes de Freitas, Vandervilson Alves Carneiro
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97275
  • JOGO DA VELHA ENVOLVENDO CLIMATOLOGIA E A CIDADE DE SÃO GONÇALO/RJ

    Lucas Da Silva Santos
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97311
  • ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA

    Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Maryelle Florêncio Mariano
    73-80
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97342
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Domitila Theil Radtke
    81-88
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97465
  • CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA SIGNIFICATIVA NA PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS

    Camila Bento Bragança, Anice Esteves Afonso
    89-95
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97480
  • A FORMAÇÃO DA ATMOSFERA TERRESTRE - HISTÓRIA EM QUADRINHOS A PARTIR DE CONTO DE ITALO CALVINO

    Erika Collischonn
    96-106
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97500
  • A TEMÁTICA FÍSICA-AMBIENTAL ABORDADA NOS ENCONTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL

    Éliton Paulo Novais, José Edézio da Cunha
    107-114
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97502
  • LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: DIÁLOGO PARA ANALISAR A DESVALORIZAÇÃO DOS RIOS NA PAISAGEM URBANA

    Daiana Freitas Nascimento
    115-123
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97513
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS NO COLÉGIO ESTADUAL GONÇALO ROLLEMBERG LEITE

    Simone Neves Cunha, Marcia Eliane Silva Carvalho
    124-134
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97515
  • IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO “RIO DO PEIXE” NO MUNICIPIO DE CORONEL JOÃO SÁ – BA SOB O OLHAR DO DISCENTE

    Luciano Andrade da Silva, Márcia Eliane Silva Carvalho
    135-145
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97516
  • O USO DE NOTÍCIAS ON LINE E DE TELEJORNAIS PARA MEDIAR OS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

    Hemerson Souza Gomes, Ana Claudia Ramos Sacramento
    146- 154
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97517
  • AS POTENCIALIDADES DA LINGUAGEM FILMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO

    Maria Eduarda Andrade de Faria, David de Abreu Alves
    155-163
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97518
  • QUANDO O SOLO VIRA ARTE: A GEODIVERSIDADE ENTRE CORES E PAISAGENS LONDRINENSES

    José Rafael Vilela da Silva, Jeani Delgado Paschoal Moura
    164-179
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97523
  • DE MALAS PRONTAS PARA A ANTÁRTICA

    Carina Petsch, Rafaela Mattos Costa, Luiz Felipe Velho, Kátia Kellem da Rosa
    180-192
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97530
  • A RPPN ESTADUAL MO´Ã VAI Á ESCOLA:UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ALFREDO LENHARDT, ITAARA/RS

    Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues
    193-206
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97533
  • A BIOGEOGRAFIA E A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA

    Ivan de Matos e Silva Junior, Rosiléia Oliveira de Almeida
    207-215
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97534
  • O POTENCIAL DO USO DO DESENHO E DO CONCEITO DE PAISAGEM PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Adriana Olívia Alves
    216-225
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97538
  • CLIMA E COTIDIANO: SENSITIVIDADE AOS TIPOS DE TEMPO NA ESCOLA

    Valdirene Drehmer, Bianca Marques Maio, Erika Collischonn
    226-237
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97548
  • O ARQUIVO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE: CONTRIBUTOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DOS RIOS DO NORTE DE PORTUGAL

    Francisco Silva Costa, António Batista Vieira
    238-251
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97550
  • RELEITURA DA CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN PARA DEMONSTRAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Ricardo de Jesus Brandolt
    252-261
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97552
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

    Gabriela Klering Dias, Liz Cristiane Dias
    262-270
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97536
  • REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE SISTÊMICA NA GEOGRAFIA TENDO O TEMA ÁGUA COMO REFERÊNCIA

    Camylla Silva Otto, Eliana Marta Barbosa de Morais
    271-280
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97560
  • USO DE RECURSOS DO GOOGLE EARTH NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA COMPREENSÃO DA EXPANSÃO DA SILVICULTURA NA ZONA RURAL DE PIEDADE-SP E SUAS CONSEQUÊNCIAS

    Jocasta Harue Tamataya, Deborah Joanna Campos Branco, Felipe Gabriel Ribeiro
    281-289
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97563
  • CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Eliana Marta Barbosa de Morais
    290-298
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97582
  • OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA

    Layanne Almeida de Souza, Juliana Ramalho Barros
    299-306
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97604
  • NARRATIVAS DAS PAISAGENS LACUSTRES DE PELOTAS/RS: POSSIBILIDADES AO ENSINO DO TURISMO PELA ABORDAGEM GEOGRÁFICA

    Laura - Rudzewicz, Antonio Carlos Castrogiovanni
    307-320
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97753