Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Commission
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física Ensino de Geografia
Vol. 12 No. 2 (2019): Edição Especial - III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física Ensino de Geografia
Published:
2019-11-19
Apresentação
Geografia Física e Ensino de Geografia
Liz Cristiane Dias, Antônio Carlos Castrogiovanni
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.98320
Artigos
MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol
01-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97186
AS GEOTECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Roberto Cassol
11-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97188
SAÍDA DE CAMPO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Elsbeth Léia Spode Becker, Natália Lampert Batista
21-29
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97189
PAISAGEM, LUGAR E TERRITÓRIO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CAMPO: A GEOGRAFIA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DO CAMPO
Christiano Corrêa Teixeira, Antonio Carlos Castrogiovanni
30-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97196
A IMPORTÂNCIA DA PAISAGEM NA LEITURA DAS ESPACIALIDADES
Lânderson Antóra Barros, Antonio Carlos Castrogiovanni, Christiano Corrêa Teixeira
39-48
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97266
UM OLHAR MINERALÓGICO - O PERFIL DO QUARTZO E SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS
Michel Gomes de Freitas, Vandervilson Alves Carneiro
49-58
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97275
JOGO DA VELHA ENVOLVENDO CLIMATOLOGIA E A CIDADE DE SÃO GONÇALO/RJ
Lucas Da Silva Santos
59-72
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97311
ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA
Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Maryelle Florêncio Mariano
73-80
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97342
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CAMPO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA – O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Domitila Theil Radtke
81-88
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97465
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA SIGNIFICATIVA NA PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS
Camila Bento Bragança, Anice Esteves Afonso
89-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97480
A FORMAÇÃO DA ATMOSFERA TERRESTRE - HISTÓRIA EM QUADRINHOS A PARTIR DE CONTO DE ITALO CALVINO
Erika Collischonn
96-106
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97500
A TEMÁTICA FÍSICA-AMBIENTAL ABORDADA NOS ENCONTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL
Éliton Paulo Novais, José Edézio da Cunha
107-114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97502
LITERATURA E ENSINO DE GEOGRAFIA: DIÁLOGO PARA ANALISAR A DESVALORIZAÇÃO DOS RIOS NA PAISAGEM URBANA
Daiana Freitas Nascimento
115-123
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97513
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS NO COLÉGIO ESTADUAL GONÇALO ROLLEMBERG LEITE
Simone Neves Cunha, Marcia Eliane Silva Carvalho
124-134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97515
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO “RIO DO PEIXE” NO MUNICIPIO DE CORONEL JOÃO SÁ – BA SOB O OLHAR DO DISCENTE
Luciano Andrade da Silva, Márcia Eliane Silva Carvalho
135-145
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97516
O USO DE NOTÍCIAS ON LINE E DE TELEJORNAIS PARA MEDIAR OS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Hemerson Souza Gomes, Ana Claudia Ramos Sacramento
146- 154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97517
AS POTENCIALIDADES DA LINGUAGEM FILMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO
Maria Eduarda Andrade de Faria, David de Abreu Alves
155-163
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97518
QUANDO O SOLO VIRA ARTE: A GEODIVERSIDADE ENTRE CORES E PAISAGENS LONDRINENSES
José Rafael Vilela da Silva, Jeani Delgado Paschoal Moura
164-179
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97523
DE MALAS PRONTAS PARA A ANTÁRTICA
Carina Petsch, Rafaela Mattos Costa, Luiz Felipe Velho, Kátia Kellem da Rosa
180-192
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97530
A RPPN ESTADUAL MO´Ã VAI Á ESCOLA:UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ALFREDO LENHARDT, ITAARA/RS
Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues
193-206
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97533
A BIOGEOGRAFIA E A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA ECOLOGIA DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA
Ivan de Matos e Silva Junior, Rosiléia Oliveira de Almeida
207-215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97534
O POTENCIAL DO USO DO DESENHO E DO CONCEITO DE PAISAGEM PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Adriana Olívia Alves
216-225
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97538
CLIMA E COTIDIANO: SENSITIVIDADE AOS TIPOS DE TEMPO NA ESCOLA
Valdirene Drehmer, Bianca Marques Maio, Erika Collischonn
226-237
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97548
O ARQUIVO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE: CONTRIBUTOS GEOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DOS RIOS DO NORTE DE PORTUGAL
Francisco Silva Costa, António Batista Vieira
238-251
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97550
RELEITURA DA CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN PARA DEMONSTRAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ricardo de Jesus Brandolt
252-261
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97552
PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS
Gabriela Klering Dias, Liz Cristiane Dias
262-270
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97536
REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE SISTÊMICA NA GEOGRAFIA TENDO O TEMA ÁGUA COMO REFERÊNCIA
Camylla Silva Otto, Eliana Marta Barbosa de Morais
271-280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97560
USO DE RECURSOS DO GOOGLE EARTH NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA COMPREENSÃO DA EXPANSÃO DA SILVICULTURA NA ZONA RURAL DE PIEDADE-SP E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Jocasta Harue Tamataya, Deborah Joanna Campos Branco, Felipe Gabriel Ribeiro
281-289
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97563
CONHECIMENTOS DOCENTES, FORMAÇÃO INICIAL E COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Eliana Marta Barbosa de Morais
290-298
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97582
OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA
Layanne Almeida de Souza, Juliana Ramalho Barros
299-306
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97604
NARRATIVAS DAS PAISAGENS LACUSTRES DE PELOTAS/RS: POSSIBILIDADES AO ENSINO DO TURISMO PELA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
Laura - Rudzewicz, Antonio Carlos Castrogiovanni
307-320
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97753
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Keywords