SAÍDA DE CAMPO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97189

Palavras-chave:

Geografia. Saída de Campo. Planejamento.

Resumo

As Saídas de Campo permitem investigar, em uma dimensão interdisciplinar, a organização do espaço geográfico. Essas vivências e práticas dão significado aos conteúdos estudados em um pré-campo que são posteriormente conhecidos na viagem e, após, retomados no pós-campo. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou apresentar o roteiro de planejamento e relatar experiências de Saídas de Campo realizadas no contexto do curso de Geografia do Centro Universitário Franciscano. Pode-se inferir que a realização desta atividade acadêmica é de extrema importância para o ensino e para a aprendizagem da ciência geográfica, pois, através dela, o estudante pode conhecer e analisar diferentes contextos socioambientais, bem como ampliar a sua visão de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsbeth Léia Spode Becker, UFN

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES).

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

BECKER, E. L. S.; BATISTA, N. L. SAÍDA DE CAMPO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 21–29, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97189. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97189. Acesso em: 25 abr. 2025.