RELEITURA DA CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN PARA DEMONSTRAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ricardo de Jesus Brandolt Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97552

Palavras-chave:

Tipo Climático. Köppen. Variabilidade Interanual.

Resumo

Neste trabalho se propõe um exercício para o ensino de climatologia no qual se aplica a velha classificação climática de Köppen, porém de uma forma renovada. Ao invés de usarem-se as médias climáticas de 30 anos por estação meteorológica, propõe-se o uso das médias ou totais mensais, ano a ano. Explica-se uma metodologia de aplicação usando planilha eletrônica em EXCEL, contudo, o mesmo processo pode ser realizado de modo analógico, desde que estejam claros os limiares de cada caractere (letra). Também se apresenta dois exemplos: um restrito a duas localidades, mas para um tempo mais longo e outro, aplicado à 16 estações INMET do Rio Grande do Sul, para um período de 11 anos. Este exercício propicia a compreensão do significado dos caracteres da classificação climática ainda majoritariamente utilizada. Além disso, permite constatar que os tipos climáticos definidos a partir de normais climatológicas têm em si uma significativa variabilidade interanual.

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Biografia do Autor

Ricardo de Jesus Brandolt, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Geografia, vinculado ao LEAGEF/UFPel - Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física e Pós-Graduando no Mestrado acadêmico, pertencendo à linha de pesquisa Análise Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

BRANDOLT, R. de J. RELEITURA DA CLASSIFICAÇÃO DE KÖPPEN PARA DEMONSTRAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA: PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 252–261, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97552. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97552. Acesso em: 25 abr. 2025.