IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO “RIO DO PEIXE” NO MUNICIPIO DE CORONEL JOÃO SÁ – BA SOB O OLHAR DO DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97516Palavras-chave:
Ensino de geografiaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos socioambientais do rio do Peixe na cidade de Coronel João Sá-BA sob o olhar do discente do Colégio Estadual Santo Antônio. Analisar os impactos a partir do olhar do aluno é por entender que este é sujeito do conhecimento e que a pesquisa deve partir de sua realidade. Para tal, a aula de campo é fundamental, pois, é no campo que os discentes identificam in lócus causas e consequências do impacto ambiental, bem como entendem a importância da água para vida do homem relacionado a realidade local. Assim, a proposta metodológica foi dividida em três etapas. A primeira, em sala, alunos juntos com o professor de geografia destacaram várias problemáticas que ocorrem na cidade de Coronel João Sá-BA. Após discussões foi definido estudar o rio do Peixe, visto que este apresenta elementos a serem observados como poluição, descarte de resíduos sólidos e desmatamento. No segundo momento foi realizada atividade de campo com uso de celulares para documentar a realidade em análise, como também foi utilizado um drone. Como pós-campo, no terceiro momento, foi realizada a culminância de atividades, onde os discentes expressaram sob seu olhar os impactos socioambientais do rio do Peixe através de produção didática como: vídeo, dança, música autoral, fantoche, pintura, poema, maquete. Sendo assim, o caminho para conseguir qualidade de vida em equilíbrio com ambiente requer práticas pautadas na ética ambiental e na realidade vivida, daí a importância dos estudos de campo.
Palavras-chave: rio do Peixe, impactos socioambientais, aula de campo.
Abstract: