AS GEOTECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-1795-9002
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Cassol Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogeografia (Físico-Ecológica) e Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Cartografia Escolar, Geografia e Ensino, Geoprocessamento, Uso da Terra, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) http://orcid.org/0000-0001-7987-2714

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97188

Palavras-chave:

Geotecnologias. Biomas. Ensino de Geografia. BiomeViewer.

Resumo

As Geotecnologias são ferramentas essenciais a construção do conhecimento geográfico no século XXI, pois estimulam e motivam os estudantes da Educação Básica a buscarem saber mais sobre a ciência geográfica. Nesse contexto, utilizar ferramentas interativas em sala de aula dinamizam as aulas da disciplina e conduzem a novas posturas teórico-metodológicas em sala de aula. Assim, o presente trabalho visa apresentar as potencialidades de uso do software BiomeViewer no ensino de Geografia Física como forma de subsidiar práticas pedagógicas inovadores de professores da disciplina. Para isso, descreveram-se suas possibilidades de uso e refletiu-se sobre as mesmas. Conclui-se que a ferramenta é muito adequada ao ensino de temáticas físico-naturais, especialmente, os biomas mundiais e, portanto, pode auxiliar as práticas dos professores de Geografia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM. É Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Também é integrante do Laboratório de Cartografia e grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (UFSM). Pesquisa na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Participou do grupo de pesquisa 'Ciências ambientais em engenharia' da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos grupos de pesquisa 'Núcleo de Estudos Regionais e Agrários' e 'Geotecnologias aplicadas à análise ambiental' ambos da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Downloads

Publicado

2019-11-19