O USO DE NOTÍCIAS ON LINE E DE TELEJORNAIS PARA MEDIAR OS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Hemerson Souza Gomes Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Claudia Ramos Sacramento

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97517

Palavras-chave:

Climatologia, Ensino de clima, Ensino de Geografia, Propostas didáticas

Resumo

Os fenômenos climáticos acontecem na vida cotidiana de todos e trazem diferentes impactos econômicos, sociais, culturais e físicos; de acordo com a escala de análise. Seu estudo se torna pertinente e relevante, em sala de aula, para que os estudantes compreendam seus conceitos e conteúdos e, com isso, possam realizar análises de diferentes impactos no espaço geográfico. Assim, este trabalho objetiva observar e discorrer sobre a importância do estudo de clima como forma de mediação do conhecimento geográfico em sala de aula. Como metodologia, a partir da pesquisa-ação, foram desenvolvidas atividades didáticas com o uso de notícias de jornais online e telejornais, para que os estudantes do primeiro ano do ensino médio potencializassem a leitura espacial a partir desses recursos didáticos. Desta forma, acredita-se que a interpretação e análise dos fenômenos pelos alunos serão aprimoradas. Portanto, pode-se concluir que uma mediação mais significativa sobre o ensino da climatologia geográfica e a aproximação dos estudantes aos conteúdos resultaram não somente em uma participação mais ativa do processo de ensino, como também em um aperfeiçoamento da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemerson Souza Gomes, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Geografia Física

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

GOMES, H. S.; SACRAMENTO, A. C. R. O USO DE NOTÍCIAS ON LINE E DE TELEJORNAIS PARA MEDIAR OS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 146–154, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97517. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97517. Acesso em: 25 abr. 2025.